Otimizando o Código para o robô

Neste artigo vou falar um pouco da relação código fonte e Otimização de Sites. Um website é resumidamente uma mistura de imagens, códigos e conteúdo. O código fonte de um site deve ser bem estruturado, com tags "legais" perante a versão do seu html e o validator do W3C. Esse é um dos fatores mais importantes para um bom entendimento do robô do mecanismo de busca para um site e impacta de diversas formas nas estratégias de marketing online.

A importância do código fonte para Otimização de Sites

O código fonte de um website é o seu contexto mais primário, ou seja, o organismo que rege o que irá aparecer no navegador. Porém, o robô do mecanismo de busca não enxerga o que aparece no navegador, ele "tateia" o código em busca de determinada informação. Sim, como uma pessoa com deficiência visual.

Antes de chegar na informação o robô reconhece a tag e identifica a importância de uma determinada informação ou ao que ela se refere. Quando encontra um 'h1' por exemplo este já sabe que irá encontrar um texto equivalente a um título, quando encontra um 'strong' classifica a palavra a seguir como importante. Sendo assim, é importante facilitar o trabalho desse cara, para que ele não tenha que perder tempo com informações inúteis de layout.

Informações como estilos, comportamentos, não tem a menor importância para o robô, pois este não enxerga estilos, além do que só aumentam a distância entre robô e informação.

Como facilitar a vida do Robô dos mecanismos de busca?

  1. Evite colocar estilos no corpo do código, coloque-os em um arquivo .css e direcione-os para este;

  2. Mesma coisa com o JavaScript, coloque-os sempre que puder em arquivos externos;

  3. Para títulos e subtítulos use as tags 'h1, h2, h3' e para palavras-chave em negrito use 'strong';

  4. Evite espaços e comentários no código fonte.
Abraço!

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Deixe as páginas do seu site mais rápidas

Um e-commerce não é somente um site

Data Warehouse: Cruzamento de Dados e Inteligência