Otimizando o Código para o robô

Neste artigo vou falar um pouco da relação código fonte e Otimização de Sites. Um website é resumidamente uma mistura de imagens, códigos e conteúdo. O código fonte de um site deve ser bem estruturado, com tags "legais" perante a versão do seu html e o validator do W3C. Esse é um dos fatores mais importantes para um bom entendimento do robô do mecanismo de busca para um site e impacta de diversas formas nas estratégias de marketing online.

A importância do código fonte para Otimização de Sites

O código fonte de um website é o seu contexto mais primário, ou seja, o organismo que rege o que irá aparecer no navegador. Porém, o robô do mecanismo de busca não enxerga o que aparece no navegador, ele "tateia" o código em busca de determinada informação. Sim, como uma pessoa com deficiência visual.

Antes de chegar na informação o robô reconhece a tag e identifica a importância de uma determinada informação ou ao que ela se refere. Quando encontra um 'h1' por exemplo este já sabe que irá encontrar um texto equivalente a um título, quando encontra um 'strong' classifica a palavra a seguir como importante. Sendo assim, é importante facilitar o trabalho desse cara, para que ele não tenha que perder tempo com informações inúteis de layout.

Informações como estilos, comportamentos, não tem a menor importância para o robô, pois este não enxerga estilos, além do que só aumentam a distância entre robô e informação.

Como facilitar a vida do Robô dos mecanismos de busca?

  1. Evite colocar estilos no corpo do código, coloque-os em um arquivo .css e direcione-os para este;

  2. Mesma coisa com o JavaScript, coloque-os sempre que puder em arquivos externos;

  3. Para títulos e subtítulos use as tags 'h1, h2, h3' e para palavras-chave em negrito use 'strong';

  4. Evite espaços e comentários no código fonte.
Abraço!

Comentários

Anônimo disse…
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