A colaboração na Internet é uma forma de “inteligência coletiva” . Trata-se de um termo popularizado por Tim O´Reilly , fundador da O'Reilly Media (antigamente nomeada O'Reilly & Associates) e entusiasta de movimentos de apoio ao software livre e código livre( GOOSSEN, 2009 ), mas podemos que considerar que esse conceito sempre existiu desde os primórdios da sociedade humana. A diferença é que nos dias atuais a Internet é usada como ferramenta para tornar mais ágil este tipo de inteligência coletiva e, por conta disso, esse conceito ganhou novas dimensões. Podemos identificar três formas de gerar Inteligência coletiva: Inteligência Coletiva Inconsciente : onde o usuário contribui com informações mesmo sem saber, pelo simples ato de navegar, ou seja, seu “rastro”. Nessa categoria, podem ser considerados cliques em links , figuras, preenchimento de formulários, etc. Essas informações são registradas pelos servidores e softwares que irão reunir os dados e fornecer determinada
A pirâmide invertida é um recurso conhecido por jornalistas e muito utilizado em materiais impressos como jornais, revistas, dentre outros. É importante comentar que se trata de uma das técnicas que mais se ajustam ao ambiente digital, pois a maior vantagem desse tipo de abordagem é seu estilo organizacional que privilegia um pequeno resumo sobre a informação que será dissecada ao longo do conteúdo. Por muitos anos utilizada em textos offline, foi trazida para o mundo online e adaptada às mais diversas formas de arquitetura de conteúdo, para que fosse possível o aproveitamento máximo dessa técnica que colabora para que o usuário vá direto àquilo que lhe interessa e é importante para sua experiência. Trata-se de um recurso que ao ser utilizado em SEO pode colaborar imensamente com a qualidade do conteúdo, já que privilegia sua usabilidade e estrutura organizada de informações e palavras-chave . A estrutura Na estrutura da pirâmide invertida, a informação mais importante é mostr
Recentemente fiz uma enquete no blog , sobre cliques em links patrocinados . Através desta resolvi escrever um artigo, para dessa forma, dar uma conclusão sobre esse assunto. Em conversa informal com algumas pessoas, percebi que, existem diversos comportamentos e concluí previamente que usuários de nível avançado e iniciantes dão devida atenção para os links patrocinados , só que, cada um de uma forma particularmente pessoal. Essa pesquisa não tem caráter científico, somente sendo uma pesquisa de opinião de mercado. Então vamos lá! Metodologia aplicada A pesquisa aconteceu em 02 etapas: Foi disponibilizada para votação, através de enquete eletrônica, no blog www.erickformaggio.com; Dentre os respondentes, foram escolhidos 06, por conveniência, e solicitada uma opinião descritiva sobre o tema. A enquete eletrônica apresentava uma única questão ("Você clica nos Links Patrocinados dos resultados de busca?"), fechada, com 02 alternativas de resposta: "sim" ou "nã
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