Erro 404

Conhecido popularmente como erro 404, trata-se de um protocolo que deve ser entregue pelo servidor na tentativa de acesso a uma página não existente. Isso acontece frequentemente quando links quebrados, endereços (URLs) mal divulgados e páginas que não existem mais podem ser acionados pelo usuário e pelos robôs dos mecanismos de busca também. A seguir, vou explicar como evitar esse problema e como ajudar o usuário a recuperar-se de um erro 404.

Ferramenta para links quebrados

Uma forma comum de encontrar um erro 404 é quanto existem links quebrados dentro do site.
Isso prejudica o SEO, o posicionamento do site, consequentemente impactando também no processo de encontrabilidade como um todo.

Uma ferramenta eficiente para encontrar links quebrados é o Checklink. Trata-se de um recurso disponibilizado pelo W3C para encontrar esses links que podem prejudicar a navegação e o processo de encontrabilidade do website.

lista-links-quebrados

Exemplo de relatório fornecido pela ferramenta.

Após encontrados os erros, trabalhe sempre de modo a corrigi-los, para não ter problemas com indexação e não perder usuários. Afinal, sites com links quebrados passam pouca credibilidade para o usuário e pode-se afirmar que para o robô também.

Quando a página muda de endereço

Outro cenário comum é quando determinada página não existe mais ou mudou de endereço. Mudanças estruturais no site podem fazer com que determinadas páginas sofram mudanças nas suas URLs. O que acontece, então, é que o usuário ou mesmo o robô de um mecanismo de busca devem ser redirecionados para a nova página, através do protocolo 301. É o famoso redirect 301. Esse redirecionamento deve ser feito de modo a evitar o erro 404, bem como evitar a perda de popularidade. Imagine que cada página de um website possui um nível de popularidade e, sendo assim, se a URL muda e não é utilizado o redirecionamento, além de o usuário se deparar com um erro, a página também perde a popularidade perante os mecanismos de busca. E o problema não para por aí. Pense que, dessa forma, esse erro pode trabalhar contra você em termos de resultados de busca, além da questão popularidade.

A configuração para o redirecionamento 301 no servidor apache é simples: consiste em adicionar o código abaixo no .htaccess, informar a URL antiga e a nova, para onde o usuário deve ser redirecionado:

redirect 301 /antigo.php http://www.exemplo.com/nova-pagina.php

Esse procedimento irá colaborar para que o site não perca popularidade nem tenha problemas na sua indexação nos mecanismos de busca, além de contribuir para que o usuário também encontre o que está procurando. Mas, em todo caso, faça uma página de erro 404 adequada para colaborar com o usuário.

Página de erro 404 personalizada

Uma página de erro 404 deve ajudar o usuário a se recuperar do erro. Um detalhe importante é que a página personalizada mantenha a mesma URL que foi digitada errada. É possível, às vezes, encontrar alguns sites onde esse processo ocorre erroneamente direcionando o usuário através de um redirect 301 para uma página 404 personalizada. Isso não é recomendável.

O que acontece é que o servidor precisa receber o protocolo 404 e entender que se trata de um erro, principalmente quando isso ocorre por causa de um link quebrado.

Uma ferramenta interessante para saber qual protocolo está sendo entregue ao robô é o HttpFox.

http-fox

HttpFox em funcionamento detalhando informações sobre a requisição.

Perceba o "status http" que é "200 ok", ele informa ao agente que está tudo certo perante a requisição, que o pedido é válido.

O HttpFox é muito útil para identificar problemas relacionados a protocolos de servidor. Trata-se de um complemento do Firefox que pode ser baixado e instalado em instantes sem que seja preciso realizar grandes configurações.

Uma boa página de erro 404 deve conter as seguintes características:
  • Informar aos visitantes que a página não pode ser localizada;
  • Ter uma mensagem pedindo desculpas pelo transtorno; e
  • Certifique-se de que a página 404 tem a mesma aparência das demais páginas do seu site (menus, interface de busca, etc).

Configuração do 404 no sevidor

A configuração no Apache é uma das mais simples que podem ser realizadas. No arquivo .htaccess basta incluir a linha a seguir para que seja carregada a página personalizada:

ErrorDocument 404 /pagina-personalizada.html

Dessa forma, o usuário receberá, ao acessar uma página não existente, seja através de um link quebrado ou uma URL não existente, uma mensagem de erro através da página personalizada de erro 404 junto a artefatos que o ajudarão a se recuperar do erro.

Veja mais:
Sobre erro 404 no livro: "SEO – Otimização de Sites – Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática"

Mensagens de Erro personalizadas no Apache

Comentários

Paulo Roberto disse…
Sabe se é possível fazer a configuração dos erros 301 e 404, em blogs do Blogger?
Se é, como proceder?
Erick Formaggio disse…
Oi Paulo,

Que eu saiba não.
abs

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes