Microformatos apoiando a Convergência entre Mídias

Os microformatos podem ser muito úteis para leitura e administração de informações por robôs e humanos. Alguns microformatos permitem facilidades como: geolocalização, gravação de contatos, agenda, entre outros. Há um debate permantente, inclusive de especialistas em SEO, sobre esse poderoso recurso, ou seja, sobre qual seria sua significância para características relacionadas à encontrabilidade. Me posiciono a favor, penso que muitos são os benefícios desse recurso para posicionamento em interfaces de busca, principalmente no que se refere ao aspecto amplo da encontrabilidade.

Encontrei essa semana um livro bem interessante sobre SEO, que se chama "Construindo Websites que todos encontram" (um bom nome de livro para SEO, não?) do Aarron Walter, palestrante e professor de temas ligados à Web, inclusive SEO. Há um trecho do livro onde o autor comenta sobre os benefícios dos microformatos:
"[...] microformatos podem ser definidos como métodos padronizados para marcação de conteúdo comum usando nomes de classes de CSS e HTML simples e semânticos para permitir que as máquinas leiam e entendam os dados que podem, de outra forma, ser inteligíveis para humanos"
"Microformatos permitem que conteúdos de um site sejam transportados para outras aplicações com facilidade, resultando em um aumento do uso das informações que eles descrevem"
Além disso Aarron dá alguns exemplos bem interessantes, dentre eles a utilização desse recurso como meio de convergência entre mídias.

Dados portáteis: do site para a agenda do celular

"[...] imagine que você criou um site para promover uma banda popular, criou uma página com uma agenda completa das apresentações. Milhares de fãs visitam o site, leem a agenda e escrevem em um papel a data, localização, horário e outras informações relevantes [...]"
Agora, imagine você podendo acessar uma agenda de um evento através da Web, em seu celular e salvando esse evento como compromisso na sua agenda do Google Calendar. Esse é um dos exemplos citados por Aarron como uma das vantagens da utilização desse tipo de padrão, os microformatos. No caso, é possível a utilização de um hCalendar. O hCalendar é uma especificação adequada para calendários e eventos:

codigo-microformato

O código acima especifica informações relacionadas ao início e termino do evento, além de sua localização. Este é um exemplo bem simples, no entanto há atributos mais específicos que podem contribuir ainda mais para informações relacionadas ao evento.

Sendo assim, é possível perceber que só há vantagens na utilização dos microformatos, ferramenta que irá colaborar não só para a encontrabilidade de um site mas também para a convergência entre diferentes meios.

Geradores de microformatos indicados

Gerador de hCalendar
Gerador de hCard (cartão de visita)

Mais sobre microformatos

Microformats.org

Comentários

Marcelo Gomes disse…
vou comecar a usar nos meus sites. Tem algum livro legal sobre micriformatos?
Erick Formaggio disse…
O livro sobre microformatos "Microformats: Empowering Your Markup For Web 2.0" de JOHN ALLSOPP é um bom começo! Tenho o livro, é muito legal!

abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes