Número de Páginas Indexadas

Recentemente escrevi um artigo sobre Métricas de Marketing Online, onde expliquei alguns dos indicadores importantes, bem como a forma de mensuração dos mesmos. Neste novo artigo, falo sobre o número de páginas indexadas e a importância deste dado para o processo de encontrabilidade de um Website.

Número de páginas indexadas como indicador operacional de um projeto de SEO

Um dos indicadores operacionais mais utilizados em um projeto de otimização de sites é o número de páginas indexadas. Geralmente esse indicador está relacionado com o reconhecimento do robô em relação às páginas do site. Aquelas que ainda não estão indexadas podem estar sendo bloqueadas propositalmente ou não. Propositalmente, no caso do robots.txt onde o webmaster bloqueia algumas páginas estrategicamente, seja para que o robô não indexe nenhum conteúdo de páginas de sistema ou por algum outro motivo que pode estar relacionado a uma estratégia de SEO.

Tem-se discutido muito sobre a importância de se medir esse indicador de modo mais satisfatório, afinal, se uma página está indexada, não significa que ela está bem posicionada, nem que está proporcionando mais acessos ao site. O melhor é medir esse indicador a fim de obter uma tendência mais aproximada e possibilitar um trabalho que privilegie a importância dessas páginas, tanto para o robô quanto para os usuários da Internet.

Lendo os dados com o Google Analytics

O Google Analytics tem se mostrado uma ferramenta importante para medição de indicadores relacionados à web. Com o SEO não é diferente. Por isso, seguindo o caminho dos exemplos e recomendações, vou utilizá-lo para exemplificar como podem ser medidas as páginas que estão indexadas e oferecem visitas ao site.

Após logar-se na ferramenta, vá até "Fontes de tráfego" e depois "Search Engines". Clique em visita não paga e em seguida ajuste para visualização por "Landing Page":


Imagem 01: Seleção de visitas não pagas.

Imagem 02: Seleção para visualização por landing pages.

O número de páginas mostrado pela ferramenta corresponde à quantidade de páginas indexadas. Essas páginas, estando presentes nos mecanismos de busca, enviaram visitas ao site. Notem que, nesse caso, não foi feito refinamento de quais mecanismos de busca, mas é importante comentar que isso também é possível.

Faça quadros comparativos

Quadros comparativos ajudam na leitura e interpretação de dados, pois neles você poderá fazer observações de todo esse painel, em relação às últimas medições.



Imagem 03: Painel com dados de indicadores do período de quatro meses.

No painel de indicadores de páginas indexadas, da imagem 03, é possível ter uma visão:
  • Do número de páginas indexadas pelos mecanismos de busca. Nesse caso o número geral;

  • Do número de páginas indexadas que levaram visitantes ao site; e

  • Do número de visitas oriundas de mecanismos de busca.
Ao ler os dados, procure determinar se as páginas importantes estão atraindo visitas, quais as páginas atraem maior número de visitas, quanto tempo o usuário permanece no site e como essas páginas estão se apresentando através de títulos e descritivos nas listagens de busca.

No próximo artigo, escreverei sobre como é possível medir algumas ações de Social Media Marketing e qual a vantagem.

Mais sobre páginas indexadas:

Crawling & Indexing - It's Not as Simple as Just In or Out


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência Coletiva

Orkut X Social Media Marketing

Microsoft compra o Yahoo?