Cidade virtual de Amsterdam

No livro "A Galáxia da Internet" Castells fala muito sobre as comunidades que se unem em rede. Em um dos casos descritos pelo autor, me chamou muito a atenção aquele que fala sobre a cidade virtual de Amsterdam, na Holanda.

Amsterdam Virtual?

Fico sempre muito satisfeito com a característica visionária dos livros de Manuel Castells. Uma passagem, em um capítulo de seu livro (A Galáxia da Internet) me chamou a atenção, aquela ao qual o autor se refere à cidade virtual de Amsterdam.

No início o autor conta que a cidade lançou esse projeto como uma forma para que seus moradores se comunicassem com os governantes da cidade, uma forma de manter um canal de comunicação entre moradores e políticos, com o objetivo de ajudar a resolver os problemas da comunidade. O autor comenta que os políticos não respondiam bem à população (como aqui no Brasil), ou seja, não utilizam de maneira adequada a Internet para fins políticos.

Teremos uma Amsterdam Virtual?

Uma das críticas que o autor faz no livro, e penso que se encaixa muito na nossa realidade é que pouco cobramos de nossos políticos. A Internet deveria servir cada vez mais para que fiscalizássemos as atividades de nossos políticos que representam nossos interesses. Porém alguns governos é que estão fiscalizando a população através da Internet.

Aqui no Brasil o governo elabora formas para fiscalizar nossas contas bancárias e pagamentos de impostos. Além disso, sempre há algum "burburinho" em Brasília, sobre algumas tentativas de se controlar a Internet em épocas de eleição.

Penso que nós como brasileiros, cidadãos e pagadores de impostos temos que fiscalizar de perto nossos políticos e cobrar para que façam o melhor por nós. Há alguns sites onde é possível "inspecionar" como os nossos representantes gastam nosso dinheiro como o Vigilantes da Democracia e o Excelencias.org.br.

No site excelências é possível visualizar dados do projeto "transparência Brasil", como: gastos de viagens, o que o parlamentar está fazendo atualmente em relação a projetos, entre outras informações que podem ser analisadas via este site. Além desse, é possível também saber o quanto se paga de imposto no Brasil através do site Impostômetro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes