Workshop de Redes Sociais na UFRGS 2

Semana passada rolou o evento sobre redes sociais na Federal do Rio Grande do Sul. Eu e minha colega de trabalho, Yasmini Lima, fomos lá pra conferir. A informática da UFRGS é bem longe, depois de 30 minutos de estrada chegamos ao "frio" Campus do Vale, onde fica o Departamento de informática.

Aconteceu no CEI-UFRGS (centro de empreendimentos em informática) em um auditório bem legal com capacidade para umas 100 pessoas, porém não lotou, pelo contrário, ficou bem abaixo da capacidade. Essa é uma das minhas primeiras críticas, pois os palestrantes tinham gabarito. Alguns eventos pagos por aí (bons também) dificilmente conseguem unir tantos profissionais tão bons. Me surpreendeu o fato de que só havia no auditório alguns alunos e alguns professores que entre "idas e vindas" se revezavam na permanência.

O evento começou com uma rápida palestra do presidente do grupo Mentez (infelizmente não recordo seu nome) que falou sobre o concurso para desenvolvimento de novos aplicativos para o Orkut.
"Inscreva-se no concurso, desenvolva uma aplicação para
Orkut ou Facebook e ganhe até R$8.000,00"

Open Social

Dentre os participantes o que mais nos chamou a atenção foi o francês Patrick Chanezon. O mesmo se considera um "Google API Evangelist" e deu uma palestra muito legal, sobre funcionalidades de algumas APIs disponibilizadas pelo Google, chamadas também de Open Social, que visam a integração de várias redes sociais, como Orkut, Blogger, Maps, entre outras.

Patrick falou também de algumas "boas práticas" para redes sociais e mostrou alguns gráficos sobre pageview de algumas redes sociais como Orkut e Youtube que chegam a ficar entre os websites mais acessados no mundo. Neste ponto Patrick dividiu a apresnetação com Manu Rekhi do Orkut, que mostrou na tela um mapa com dados sobre ferramentas sociais no mundo, explicado o impacto de cada uma em alguns países.

mapa das redes sociais

"The Social World" - Foto tirada por Patrick Chanezon

Gadgets

O ponto mais alto da sua palestra na minha opinião foi a abordagem relacionada a Gadgets. Patrick, fez questão de mostrar alguns exemplos de Gadgets explicando passo a passo sua estrutura bem como sua validação no Google. Fez alguns comentários também sobre Spam via "Gadgets" e da técnica adotada pelo Google para evitar abusos, ou seja, haverá o famoso "Sandbox" pra Gadgets também!

Ferramentas Web 2!

O evento contou também com a presença do palestrante consultor Adobe, Fabrício Manzi, que mostrou algumas aplicações em flash bem legais, com o conceito de Web 2.0, além de, também relacionar essas ferramentas com algumas tendências sociais na Internet. O palestrante fez algumas demonstrações de algumas dessas ferramentas. Uma delas me chamou muito a atenção, o Photoshop Express, com suas infinitas possibilidades de tratamento de imagens e Web 2.0.

Outra ferramenta apresentada pelo Fabrício bem interessante também é o Slide Rocket, ferramenta para produção e apresentação de slides, baseada em flash também segue o mesmo conceito de Web 2.0, possibilitando até armazenamento de apresentações.

Foi bem proveitoso o evento. No final ganhamos camisetas do Open Social Tour e batemos um papo com alguns palestrantes onde discutimos como os conceitos e ferramentas utilizadas podem colaborar para a otimização de sites (SEO) e critérios de marketing online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes