Menus e links de Navegação

Hoje vou falar de navegabilidade através de links e menus. Os links (âncoras) direcionam o usuário até determinada página. Um conjunto de links forma um menu, onde se localizam os links mais importantes para determinadas páginas de um website.

Mentalmente o usuário criou um conceito intuitivo, de navegação via menu, por isso é tão importante que o mesmo seja bem projetado.

Link deve parecer um link

Quando o usuário procura por alguma coisa no site, clica em determinado link que acredita ter relação com o que espera encontrar. Chegar até a informação é o que lhe interessa.

Links com rótulos mal elaborados e que não parecem links podem confundir o usuário. Caso o rótulo não seja objetivo, correspondendo à informação encontrada na página de destino, pode levar ao usuário a frustração, quando entrar e não achar a informação que deseja. O rótulo do link deve ser claro e objetivo, palavra-chave é uma boa, já que informa em uma ou duas palavras o que existe na página destino.

Outro aspecto muito importante é que, o link deve parecer um link de verdade. Para isso basta usar aquelas convenções comuns, como: cor azul, sublinhado, entre outras já conhecidas. Mais uma vez vou usar o jornal americano NewYork Times, como exemplo: o nobre jornal usa links sublinhados em suas matérias.

Menus complicados

Usuários podem ter dificuldades sérias com alguns menus. Pessoas com dificuldades motoras e necessidades especiais, podem não conseguir usar um site, com menus de subitens (menus em cascata) e mesmo para usuários comuns, fica complicado navegar em três níveis de menu.

O Spider pode não conseguir navegar pelo menu

Alguns websites tem seus menus feitos em flash, javascript ou mapa de imagens. O spider ou encontra muita dificuldade para navegar pelos links do menu ou simplesmente não consegue, isso é ruim para a otimização do site. No caso do flash, por exemplo, o spider pode até indexar as palavras-chave do menu, mas não vai entendê-las como links. Isso afeta diretamente a indexação do site, pois, vamos pensar da seguinte forma: como o spider indexa as páginas do seu site? Navegando pelos seus links internos!

O spider, encontra dificuldades para identificar o rótulo de links expressos por imagens. Recomenda-se então a utilização do atributo "alt" de texto alternativo com o nome do que seria o link e que este tenha relação com a página de destino.

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