Menus e links de Navegação
Hoje vou falar de navegabilidade através de links e menus. Os links (âncoras) direcionam o usuário até determinada página. Um conjunto de links forma um menu, onde se localizam os links mais importantes para determinadas páginas de um website.
Mentalmente o usuário criou um conceito intuitivo, de navegação via menu, por isso é tão importante que o mesmo seja bem projetado.
Links com rótulos mal elaborados e que não parecem links podem confundir o usuário. Caso o rótulo não seja objetivo, correspondendo à informação encontrada na página de destino, pode levar ao usuário a frustração, quando entrar e não achar a informação que deseja. O rótulo do link deve ser claro e objetivo, palavra-chave é uma boa, já que informa em uma ou duas palavras o que existe na página destino.
Outro aspecto muito importante é que, o link deve parecer um link de verdade. Para isso basta usar aquelas convenções comuns, como: cor azul, sublinhado, entre outras já conhecidas. Mais uma vez vou usar o jornal americano NewYork Times, como exemplo: o nobre jornal usa links sublinhados em suas matérias.
O Spider pode não conseguir navegar pelo menu
Alguns websites tem seus menus feitos em flash, javascript ou mapa de imagens. O spider ou encontra muita dificuldade para navegar pelos links do menu ou simplesmente não consegue, isso é ruim para a otimização do site. No caso do flash, por exemplo, o spider pode até indexar as palavras-chave do menu, mas não vai entendê-las como links. Isso afeta diretamente a indexação do site, pois, vamos pensar da seguinte forma: como o spider indexa as páginas do seu site? Navegando pelos seus links internos!
O spider, encontra dificuldades para identificar o rótulo de links expressos por imagens. Recomenda-se então a utilização do atributo "alt" de texto alternativo com o nome do que seria o link e que este tenha relação com a página de destino.
Mentalmente o usuário criou um conceito intuitivo, de navegação via menu, por isso é tão importante que o mesmo seja bem projetado.
Link deve parecer um link
Quando o usuário procura por alguma coisa no site, clica em determinado link que acredita ter relação com o que espera encontrar. Chegar até a informação é o que lhe interessa.Links com rótulos mal elaborados e que não parecem links podem confundir o usuário. Caso o rótulo não seja objetivo, correspondendo à informação encontrada na página de destino, pode levar ao usuário a frustração, quando entrar e não achar a informação que deseja. O rótulo do link deve ser claro e objetivo, palavra-chave é uma boa, já que informa em uma ou duas palavras o que existe na página destino.
Outro aspecto muito importante é que, o link deve parecer um link de verdade. Para isso basta usar aquelas convenções comuns, como: cor azul, sublinhado, entre outras já conhecidas. Mais uma vez vou usar o jornal americano NewYork Times, como exemplo: o nobre jornal usa links sublinhados em suas matérias.
Menus complicados
Usuários podem ter dificuldades sérias com alguns menus. Pessoas com dificuldades motoras e necessidades especiais, podem não conseguir usar um site, com menus de subitens (menus em cascata) e mesmo para usuários comuns, fica complicado navegar em três níveis de menu.O Spider pode não conseguir navegar pelo menu
Alguns websites tem seus menus feitos em flash, javascript ou mapa de imagens. O spider ou encontra muita dificuldade para navegar pelos links do menu ou simplesmente não consegue, isso é ruim para a otimização do site. No caso do flash, por exemplo, o spider pode até indexar as palavras-chave do menu, mas não vai entendê-las como links. Isso afeta diretamente a indexação do site, pois, vamos pensar da seguinte forma: como o spider indexa as páginas do seu site? Navegando pelos seus links internos!O spider, encontra dificuldades para identificar o rótulo de links expressos por imagens. Recomenda-se então a utilização do atributo "alt" de texto alternativo com o nome do que seria o link e que este tenha relação com a página de destino.
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