Ferramentas para webmasters dos mecanismos de busca - parte 3 (O Retorno)
Links
Na raiz da aba links existem três opções, sendo elas: páginas com "links externos", "páginas com links internos" e "links do site".No item "Páginas com links externos" existe uma tabela que mostra o número de páginas do site que apontam para elas a partir de outros sites.
Páginas com links internos
Funcionalidade parecida com o item anterior, porém, nesse caso a ferramenta mostra o número de links que as páginas internas do site têm para determinada página. A tabela mostra a url da página e o número de links internos apontando para a mesma, identificados pelo Googlebot.Links do site
Neste local deveria ser possível definir links importantes do site, contudo, ao invés disso existe uma mensagem, sobre o que é e como funciona. Resumindo: em alguns sites grandes o Google identifica alguns canais que considera relevantes e na hora de aparecer o site no resultado de busca, este aparece com uma estrutura organizada, mostrando até a importância deste resultado. Como exemplo vou dar o site do Terra.Fiz uma busca no Google.com.br (06/12/2007 às 14:07) por "Terra" como se estivesse procurando o portal www.terra.com.br. E apareceu o seguinte resultado:
O Mecanismo de busca retornou o resultado mostrando os canais: The Girl, Mail, Capa Esportes, Gente & TV, Horóscopo, Terra/Música, Capa Chat e Sexo, organizados em colunas.
Porém o Google ainda não dá uma opção de organização disso através da ferramenta. Existem "teorias de achos" por aí sobre: definição sobre importância de páginas no sitemaps, entrar em contato com o Google para pedir esse tipo de organização, etc... Na minha opinião o certo é "desencanar", otimizar bem o site com conteúdo de valor ao usuário e deixar essa missão para o próprio Google. Quanto mais eu pesquiso e estudo SEO, descubro que o verdadeiro foco deve ser o usuário humano de forma universal. Não adianta forçar uma situação para fazer bem ao robô, sendo que para o usuário não existe nenhum fim.
Sitemaps
Nessa tela é possível incluir o sitemap do seu site. Na verdade é preciso que o mesmo esteja publicado na raiz do site com o nome "sitemap.xml", algo como: www.seusite.com/sitemap.xml. O usuário deverá indicar o endereço do sitemap e então o robô do Google irá fazer a verificação do mesmo para medir a importância de cada página.continua...
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