Ferramentas para webmasters dos mecanismos de busca - parte 2 (A missão)

Estatísticas de rastreamento

Nesta parte será possível ver dados referentes ao pagerank das páginas do site, ou seja, a atribuição dada a cada uma, onde o Google dá uma idéia de volume do número de páginas em que o pagerank pode ser: baixa, média e alta. Particularmente não encontrei muita "vantagem" nesse tipo de informação. Talvez pelo fato de que o pagerank hoje não seja mais um "fator de corte" para posicionamento. Ainda é relevante, mas na minha opinião é mais um número do que um fator decisivo, mais essa é uma discussão para outro post. :)

Estatísticas do índice

É nada mais nada menos, do que uma junção de dados relacionados ao número de links apontados para o site, número de páginas indexadas etc. Na verdade essas informações se resumem em algumas ações já íntimas de quem trabalha com SEO como por exemplo:

site:www.nomedosite.com - possibilita ver quantas páginas do site estão indexadas no google;
link:www.nomedosite.com - páginas que apontam, ou seja, tem links para o site;
cache:www.nomedosite.com - o que o Google tem de Cache dessa página, ou seja, a última página em cache;
info:www.nomedosite.com - informações sobre a página; e
related:www.nomedosite.com - páginas semelhantes.

Nesse caso, a tela funciona como um atalho para esses comandos que fornecem os respectivos dados, experimente digitar esses comandos na caixa de busca do Google e verá que o resultado será idêntico.

Figura 4 - Estatísticas do índice, atalhos para comandos já conhecidos dos profissionais de otimização de sites

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