Ferramentas para webmasters dos mecanismos de busca - parte 1

Olá pessoal, vou falar um pouco sobre algumas ferramentas dos próprios mecanismos de busca que são direcionados a auxiliar os webmasters no "gerenciamento" da indexação de um site. Mais conhecidas como "Nome do mecanismo-webmarster-tools" (ou simplesmente ferramentas para webmasters) elas permitem visualizar e informar como o mecanismo está indexando determinado site. Funcionalidades como exclusão de páginas e criação de sitemaps estão presentes em algumas destas ferramentas. Espero que gostem!

Gerenciando indexação de um site

Não basta construir pensando na otimização do site. É preciso acompanhar como o mesmo está "subindo nas buscas", para que possam ser feitas alterações, ajustes e saber "o que o mecanismo acha" do site. Pois em algumas destas ferramentas é possível: identificar páginas que estejam fora do ar, com erros, entre outras anomalias que podem prejudicar o seu posicionamento nos resultados.

Todo "bom" mecanismo de busca disponibiliza uma ferramenta dessa e fornece um grande "leque de aplicações" com funcionalidades que podem fazer com que a indexação de um site seja acompanhada, de forma eficaz e inteligente. Sendo assim, escolhi três ferramentas para analisar: Google, Yahoo e MSN. Decidi dividir o artigo em várias partes, então vamos logo ao que interessa!

Google Webmaster Tools

O "Gigante da busca" tem uma ferramenta disponível para os administradores de sites e profissionais que trabalham com SEO. O Google Webmaster Tools, excelente para acompanhar a indexação e posicionamento de um site. A ferramenta possui as seguintes funcionalidades:

  • Visão Geral
  • Diagnóstico
  • Estatísticas
  • Links
  • Sitemaps
  • Ferramentas

Cada uma dessas possui um determinado número de funções que atribui valor ao gerenciamento da indexação de determinado site. Começarei pelo item "visão geral" onde é possível visualizar dados gerais do Googlebot, como: datas de rastreamento inicial da página, status do índice entre outros dados relevantes.

Figura 1 - Visão Geral dos dados do Googlebot

A Figura 1 mostra os dados gerais da indexação. Informações como erro de http, páginas não encontradas, URL´s em que ocorreu timeout, etc. URL´s inacessíveis podem indicar a dificuldade que o Googlebot pode estar tendo em indexar o site. É importante verificar regularmente esses itens, que estão ligados às funcionalidades da ferramenta e a boa indexação do site.

Na guia "Diagnóstico" é possível encontrar informações completas sobre estes e outros problemas que o Googlebot pode estar tendo ao indexar o site.

Figura 2 - Erros de http

Em estatísticas, uma das funcionalidades mais interessantes na minha opinião, é aquela relacionada aos termos mais comuns de pesquisa, pois é possível saber por quais termos um site está sendo encontrado e qual a posição que tem na pesquisa por determinada palavra-chave.

Também é possível saber quais os termos de pesquisa mais clicados que levaram ao site como mostra a figura a seguir:

Figura 3 - Termos de pesquisa mais comuns

Isso facilita o diagnóstico do projeto de SEO. Caso o site esteja aparecendo por palavras-chave onde não há interesse da empresa em aparecer, será preciso re-avaliar a condição de seu projeto de SEO, bem como a forma como as principais palavras-chave do negócio estão sendo trabalhadas dentro do site.

Na guia "O que o Googlebot vê" é possível saber o que o robô identifica como palavra-chave, tanto no conteúdo textual do site, como em links externos. É interessante notar que nas palavras-chave do conteúdo interno do site, a ferramenta lista todas de maneira individual e não composta, como verdadeiras palavras-chave. A mágica está em saber em como ao fazer junções o robô do Google dá devida relevância para o site em determinadas palavras compostas.

Comentários

Costa disse…
Oi amigo gostei se suas iformações sobre Google Webmaster Tools. O Google vem me solicitando esse prepara para meu Site e por não entender nada de sobre HTML, não consigo a justar meu Site às exigências necessárias para Entrar em ferramentas do Google para webmasters e adicionar SIte, você poderia me dar uma ajuda? Se possível, Este é meu Email: domteicos@gmail.com ou domingostcosta@yahoo.com.br e o Site principal é: www.nada-pesquisador.blogspot.com

Domingos Teixeira Costa
Erick Formaggio disse…
Olá Domingos!

Obrigado pela visita! Com certeza, posso te "dar uma mão" nisso sim!

Vou analisar o blog e em breve entro em contato por e-mail!

Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes