Google Experimental

Li uma matéria no Google Discovery sobre alguns testes que o Google está fazendo com seu mecanismo de busca, onde será permitido a um grupo de usuários dar dicas sobre determinados resultados, indicando sites que consideram relevantes para alguma pesquisa que fez. Será permitido também excluir sites irrelevantes.

Entendo isso como uma personalização de busca, que visa mais uma vez entregar ao usuário aquilo que ele realmente precisa.

O sistema ainda está em testes e não achei muita informação sobre. Vi alguns comentários no próprio Google Discovery de pessoas preocupadas com o fato de que isso possa vir a se tornar uma espécie de Black Hat SEO. Discordo, pois acredito que essa pode ser mais uma arma contra, logicamente, se bem aplicada pelo Google na sua forma de execução.

Um outro ponto a ser discutido é o fato de que para usuários sem muita experiência em internet podem não se interessar pela ferramenta, pois os mesmos querem: entrar, achar o que precisam e "cair fora". Nada de ficar dando dicas ou excluindo sites. Por outro lado acredito que usuários experientes e dispostos a perder 2 minutos a mais irão colaborar para deixar o resultado de busca mais "elegante", mas tudo isso eu "ACHO". Para saber a "real" sobre o que vai acontecer de verdade é preciso fazer testes com usuários e ajustes no sistema, o que o Sr.Google já está fazendo.

Vale à pena ler a matéria!
Abraço!

Comentários

Anônimo disse…
Concordo contigo Erick! A maioria dos usuários não perderá mais do que alguns segundos entre digitar a palavra e escolher seu resultado. Só usuários avançados "otimizarão" o resultado.

Isso será bom, pois se o seu site for relevante para a palavra-chave digitada, ele não será exluído da lista. Sites relevantes só têm a ganhar.

Abraços
Erick Formaggio disse…
Sim Tomás, com certeza. Na verdade acredito que o maior objetivo do Google é mesmo que usuários avançados otimizem o resultado e "excluam" dos resultados de pesquisas páginas irrelevantes.
Anônimo disse…
oi meu querido brother! bom, esse google experimental vai facilitar mais a vida dos usuários em relação ao que os mesmos buscam na internet.. porém de um lado acredito q haverá pouco usuários avançados no interesse de otimizar o resultado.
Abraço Irmão te amo !!!
Jess Ribeiro disse…
Tb concordo quanto a otimização, que será otima tendo em vista que a maioria das pessoas que precisa pesquisar qualquer coisa na net, recorre primeiro ao Google. Quanto aos links patrocinados, se eles estiverem dentro do que procuro sempre olho primeiro, principalmente se for para pesquisa de preços e tals...acho que gera uma confiança maior ao usuario, mesmo que o proprio patrocinador se isente de qualquer responsabilidade sobre o patrocinado, como ocorre em alguns sites.

Bom, é isso... espero que tenha ajudado!

Sucesso!Te cuida!!

Bju!
Siddhartha disse…
Muito bom seu site! Está de parabéns! Continue com o excelente trabalho!

Se quiser estou a disposição para debater sobre técnicas SEO.

Acho interessante fazermos algum tipo de parceria já que temos o objetivos parecidos com os blogs.

Não deixem de conhecer meu blog com estatégias de divulgação e métodos para aumentar o tráfego de seu site/blog.

http://promocaosite.blogspot.com/

Geoprocessamento

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

Como trabalhar o conteúdo para ser relevante em SEO

Marketing 3.0