TV Digital: Oportunidade para o Mercado de Busca

Sempre me pergunto se haverá espaço para o mercado de busca no mundo da TV Digital. Fico imaginando como será poder assistir vídeos armazenados no Youtube pela TV. Talvez até podendo buscá-los através de algum mecanismo de busca, ou então encontrar informações sobre aquele canal que está passando os filmes do "Clint Eastwood".

O que é a TV Digital?

É um novo formato, para a distribuição e exibição de programas de TV, onde o meio digital (binário) é usado para transmitir as informações entre os aparelhos destinados à exibição. Encontrei um PDF muito interessante no site CPQD, que aborda de forma clara e simples o que é, e como vai funcionar a TV Digital. Chamou-me a atenção o trecho que fala sobre a relação da Internet com a TV Digital:
"A TV Digital não deve ser vista apenas como uma evolução tecnológica da televisão. Trata-se de uma nova plataforma de comunicação baseada em tecnologia digital para a transmissão de sinais. Esta tecnologia proporciona ganhos em termos de qualidade de vídeo e áudio, aumento da oferta de programas televisivos e novas possibilidades de serviços e aplicações.

Combinando as características tradicionais da televisão analógica com algumas das funcionalidades proporcionadas pelo computador pessoal - hoje exclusivo meio de acesso à Internet - com a TV Digital, será possível experimentar algumas das funcionalidades da tecnologia digital, chegando mesmo, em alguns casos, a acessar a rede mundial de computadores a partir de um aparelho de televisão, utilizando parte significativa da infra-estrutura existente."
A TV Digital como tantas outras tecnologias vai trazer muitas oportunidades, inclusive para os profissionais de tecnologia. A integração com a Internet vai ser total. Talvez não existam linguagens de programação específicas para esse novo meio, mas sim uma adaptação das atuais, com mais funcionalidades.

O Formato Brasileiro de TV Digital

Americanos e Japoneses já possuem os seus formatos de TV Digital. Existe agora a versão brasileira, o HDTV como afirma o texto a seguir:
"A TV Digital transforma cada minúsculo elemento da cena e do som em um número binário formado somente por zeros (0) e uns(1); é a mesma linguagem tecnológica dos computadores(...) O primeiro grande impacto é a ALTA DEFINIÇÃO, que aparece na mídia com as siglas HD (High Definition - Alta Definição) ou HDTV (High Definition Television - Televisão de Alta Definição) em inglês. Alta Definição significa ver mais detalhes na imagem (como nos cinemas, por exemplo). A introdução da HDTV será gradual, (mas as transmissões já vão iniciar no formato digital com resolução comum conhecida como SD de Standard Definition). O telespectador vai sentir a diferença, porque as distorções da TV analógica já citadas desaparecerão, ou seja, teremos uma imagem limpa e ainda um som com qualidade dos atuais CDs." - Fonte: www.dtv.org.br
Não há dúvidas de que aquele conceito estático de somente "assistir" vai mudar.

Busca total com as Ferramentas do Google

Imagine só, o Google tem hoje um número muito grande de aplicativos, sendo que muitos deles estão voltados para algum tipo de busca como: Google Earth, Google Maps, Google Transit, entre outros aplicativos úteis para encontrar algum tipo de informação. Temos até o Youtube, uma espécie de TV online, onde é possível “encontrar” qualquer tipo de vídeo.

Porém esses aplicativos ainda não estão totalmente integrados. O Youtube já aparece nos resultados de busca do mecanismo de busca do Google, mas o Transit não. Fico imaginando daqui alguns anos, com o avanço da TV Digital, eu ligando a TV, falando o nome de algum ator ou atriz em voz alta e o Google me dando resultados de programas relacionados passados naquele momento. Ou então, buscando informações sobre determinado endereço pela TV. Seria maravilhoso não?

Acredito que essa realidade não esteja longe de acontecer. É tudo uma questão de tempo.

TV Digital e as Novas Formas de Comunicação

Da mesma forma que a Web passou por uma fase onde as páginas eram estáticas e não tinham nenhum tipo de interação com o usuário, a TV também passará. O formato de TV onde não há nenhum tipo de interatividade já é ultrapassado. Já vivemos isso em algumas programações, como o próprio Big Brother Brasil, onde é permitido as pessoas que assistem o programa, possam interagir de alguma forma. Ainda dependendo de ferramentas como telefone celular. Daqui alguns anos: você poderá tocar a tela e contabilizar um voto, para eliminar determinado candidato, sem depender de outra ferramenta que não seja a TV. Muitos acreditam que a TV vai para a tela de um computador, eu duvido. Até porque os próprios computadores tendem a desaparecer. Além disso, outros dispositivos serão contemplados:
"O nosso sistema de TV Digital permite que os programas possam ser vistos dentro de ônibus, carros, barcos, aviões, Laptops, em celulares com os telespectadores em movimento, nos desktops dos escritórios, ou até com receptores de bolso." - Fonte: www.dtv.org.br
Ou seja, cada vez mais a informação será disponibilizada por canais convenientes ao usuário em determinados momentos.

A TV Digital é mais que uma tecnologia, é um conceito. Daí fica a pergunta para os profissionais de busca: você já pensou em como aproveitar essa oportunidade?

Comentários

Tem Todo Sentido disse…
Boa tarde! Estava lendo sua postagem sobe nuvens de tags e gostaria de saber como inserir em um blog, você sabe como fazer ou até mesmo um site que possa indicar...
Erick Formaggio disse…
Olá,

Obrigado pelo comentário. Na verdade existem duas formas de vc fazer uma nuvem de tags: editando na mão o seu conteudo ou automatizando. Eu te indico as ferramentas automáticas que fazem isso, como o http://www.eurekster.com/, o resultado fica como na página da http://www.bancaimobiliaria.com.br/blogs.asp.

Qual ferramenta de blog você usa?

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes