Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google, que pode ser usada para medição de vários tipos de estatísticas de um site, além de gerar gráficos e relatórios bem interessantes. Vou falar nesse artigo sobre a importância dessa ferramenta para os websites e como pode ser usada estrategicamente para medição de indicadores.

O conceito Web Analytics

Medir é preciso, isso é fato. Desde um chão de fábrica até os níveis mais altos da diretoria é preciso medir, para que se tenha indicadores de desempenho, estratégicos, e outros mais, importantes para a boa saúde de uma empresa. Com websites o negócio não é diferente. É preciso medir. Algo simples como número de acessos de um site, por exemplo, faz parte das medições mais básicas de um relatório de audiência. São números como esse que vão informar aos interessados o sucesso de determinado site.

O conceito de Web Analytics, faz jus ao objetivo que determina as medidas estatísticas de um site, para que através destes indicadores seja possível visualizar e mensurar se um website está atingindo determinado objetivo. Para acrescentar, cito Sthefan Berwanger que colocou muito bem o conceito no trecho do artigo "Quer ser um profissional de Web Analytics? Veja Como" publicado no site Webinsider:
"Web Analytics é o ramo de conhecimento responsável pela coleta e análise de dados da internet, que cada vez mais ganha importância no suporte às decisões estratégicas de presença online das empresas. Hoje há quase um consenso de que não é possível investir em projetos digitais sem que se meça o seu retorno."
Ou como define o Web Analytics Association (entidade que define as normativas do conceito):
"Web Analytics is the measurement, collection, analysis and reporting of Internet data for the purposes of understanding and optimizing Web usage."
O Web Analytics é a medição, coleta, análise e comunicação de dados da Internet para fins de entendimento e otimização de uso. Sendo assim:
"Having web-site statistics is one thing. Understanding what they mean and what you should do with them is another thing altogether" - Mary Tyker & Jerri Ledford
Tradução: "Ter estatísticas de um web-site é uma coisa. Entender o que elas significam e o que você deveria fazer com elas é outra coisa".

O Google Analytics

O Google não ficou de fora desse mercado, então comprou o software analisador de tráfego "Urchin" e criou o serviço Google Analytics como afirma o trecho a seguir, do livro "Google Analytics" de Mary Tyler & Jerri Ledford:
"In late 2005, internet behemoth Google purchased leading Web Analytics firm Urchin and began offering the service free of charge to certain well-placed technology publications web sites. It wasn´t long before Google launched the Google Analytics service based on the Urchin Software, free to the general public"
Então, depois de comprar o Urchin no final de 2005 o Google lançou seu produto Google Analytics baseado no software Urchin, para obter estatísticas de sites clientes, ou seja, aqueles que iriam instalar o seu produto. Sendo assim lançou a ferramenta "free" sem custo nenhum para o público em geral.

foto do livro google analytics

Livro do Google Analytics - Capa da segunda edição

Google Analytics "For All"!

Depois de um início turbulento de testes e restrições de acessos, o Google Analytics passou por uma atualização e é hoje uma das ferramentas TOP 10 entre WebMasters do mundo todo.

É incrível como atende a todos os gostos. Pois a ferramenta une em um só produto dados que interessam desde o cara que programa o código fonte do site, até o executivo mais alto de uma empresa.

Resumidamente os dados apresentados referem-se a:
  • Visitantes;
  • Fontes de tráfego;
  • Conteúdo; e
  • Metas.

    painel google analytics

Painel no Google Analytics

Os dados são facilmente visualizados através da navegação pelo menu esquerdo, onde a cada clique, aparecem novas medidas estatísticas importantes para entender como o usuário está se comportando dentro de um site.

Como instalar o Google Analytics

Uma das coisas que eu mais admiro nos produtos do Google: como é simples a instalação das coisas! É sério! Aplicativos como Google Adsense, Google Desktop, entre outros são de características técnicas avançadas, porém a facilidade de uso dos seus componentes faz jus ao quesito usabilidade.

A instalação (standard - padrão) do Google Analytics se resume unicamente a copiar um código e colar. Muito fácil. Não vou explicar como se faz a instalação pois essa informação já existe na própria ajuda do Google, que explica de forma clara sobre como proceder.

O Google Analytics pode ajudar o seu negócio

Pode, e muito. Já que serve como um indicador avançado de acessos e comportamentos essa ferramenta pode informar o quanto o site de uma empresa está atingindo seu objetivo. Com isso os responsáveis podem otimizar o seu tráfego de forma mais lucrativa, explorando comercialmente o potencial da navegação e alocação de recursos dentro do próprio site.

No próximo artigo sobre Google Analytics vou falar sobre a configuração de metas, uma das funcionalidades avançadas da ferramenta, que pode ajudar a medir o processo de compra e objetivos, dentro de um site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes