URL otimizada no Blogspot

Palavras-chave em URL´s podem gerar bons resultados, já que os mecanismos de busca consideram esse fator relevante, além do endereço ficar mais amigável a humanos.

Palavra-chave na URL

Penso da seguinte forma: se um determinado artigo fala sobre "plantas" no site www.plantasexemplo.com (lamers é só um exemplo! :| ) seria legal ter uma URL do tipo:

www.plantasexemplo.com/plantas

Indo mais longe, imagine que na página "plantas" você pudesse clicar no link "Plantas Exóticas" e ser direcionado para a página:

www.plantasexemplo.com/plantas/plantas-exoticas.html

O que seria mais fácil de lembrar? A URL anterior ou a URL:

www.plantasexemplo.com/pgs_plantas/001254.html

Boa resposta, além disso os robôs dos mecanismos de busca pensam da mesma forma.

URL Otimizada

Essa é uma das vantagens do Blogspot. As URL´s são otimizadas e podem ficar mais otimizadas ainda se você usar palavras-chave no título do "post". Por que isso? Pelo seguinte, veja o seguinte endereço:

http://www.erickformaggio.com/2007/12/livros-blogs-otimizados-e-leitores.html

Se você entrar nesse endereço verá que o título do post é "Livros, blogs otimizados e leitores contentes", e que o Blogspot pegou parte desse endereço (36 caracteres) para usar como nome da página.

Na URL a seguir o Blogspot excluiu o caractere com acento para a formação da URL:

http://www.erickformaggio.com/2007/12/contedo-duplicado-no-wordpress.html

Como fazer URL´s otimizadas para o Blogspot

Para o título principal:
  • Evite usar palavras que contém acento;
  • Evite títulos longos; e
  • Use palavras-chave quando possível.

Comentários

Anônimo disse…
Olá, Erick!

No caso de URLs amigáveis, acredito que o Wordpress é um pouco mais efetivo, principalmente para idiomas que possuem acentos. Ao invés de excluir a letra acentuada, o Wordpress devolve a letra sem acento, como muitas vezes digitamos em buscadores.

Abraço!
Erick Formaggio disse…
Bacana Miguel!

Tanto WordPress quanto Blogspot, tem vantagens como limitações e na questão da URL concordo contigo. Acredito que nenhuma ferramenta é perfeita, já utilizei vários CMS´s, geradores e talz, e com isso aprendi que o legal é conviver com a diversidade tentando sempre fazer o que é correto da melhor forma possível.

Como programador já encontrei ferramentas que tinham mais "bug´s" do que funcionalidades, depois de certo período decidi fazer a minha que é o que estou fazendo hoje. Devagar e calmo estou construindo um CMS totalmente otimizado, com boa estrutura de código e com usabilidade.

Abraço! Obrigado pela participação!
Anônimo disse…
Construindo um CMS? Legal! Está se baseando em alguma solução open source ou vai começar do zero?

A minha experiência com CMS, como usuário, é de longa data também. Testei vários, como Xoops, Mambo, Joomla, PHP-Nuke, Typo3, OpenCMS, etc. Todos têm seus defeitos mesmo, mas em termos de back-end, eu sempre preferi o Joomla. Ele é muito organizado, apesar de pouco flexível para grandes customizações (pelo menos até a versão que testei).

E sobre a sua proposta de fazer um paper sobre CMS, sou parceiro. Vamos falar, sim.

Abraço!
Anônimo disse…
Eh, o WP eh bem mais inteligente mesmo que o blogger na geração de urls amigaveis, nao eh a toa q resolvi postar um comment aqui. No meu blog http://www.nuvemseo.net q iniciei agora em dezembro, uso o Wordpress 2.6 neh, e as urls ficam como quero, em relação a SEO. Portanto, to iniciando um blog tambem no Blogger http://dicamaster.blogspot.com e ao criar os dois primeiros posts , me deparei com esse problema. Inclusive pergunto a vcs, se alguem ae pode me ajudar a alterar tais urls, sem ter q apagar e comecar do zero.
Engraçado q ao criar a url amigavel no campo "compartimento", me parece, "ou permalink", ela aparece perfeita no rodape do browser ao passar o mouse, e ao clicar no link de post unico , vai direto, sem 404. Mas se clicar no permalink, da o erro 4004.Logico q o caminho (categorias)eh diferente, mas mesmo com link feioso gerado, na categoria, vai para o post , sem 404.Nao qero confundi-los.
Preciso alterar essas duas urls por ter esqecido desse detalhe de acento antes de comecar ...Desculpa a extensão do comment aqi...Deus abencoe vcs!
Eh realmente o Wordpress oferece um poder bem superior ao Blogspot, mas acho que o blogspot é um dos melhores gerenciadores de blogs com hospedagem grátis e com URL otimizada.

Abraços
Eu também uso as duas plataformas, e o blogspot pode ser facilmente customizado e otimizado para garantir posições até superiores que blogs no wp bem otimizados.

Grande Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes