Aplicando avaliação heurística na Wikipédia

No curso que fiz esse fim de semana praticamos alguns exercícios, para simular testes e resolver alguns problemas em determinados websites. Algo que ficou bem claro pra mim é que um problema em determinada aplicação WEB não é necessariamente um erro. Um erro parte do princípio de que determinada ação fracassou ou mesmo não aconteceu, como por exemplo: ao clicar em determinado link, a página de destino não abre, isso é um erro. No caso da localização de determinado objeto estar em algum lugar não comum ao usuário, isso é um problema.

Para esses exercícios, aproveitei algumas recentes resalvas à Wikipédia que fiz neste blog e usei essa ferramenta como "cobaia" para estes ensaios.

A Wikipédia é uma ótima ferramenta

Sim, com certeza, só que tem problemas como qualquer outro site. Minha intenção não é "malhar" a Wikipédia, mas propor melhorias para que esta fique cada vez mais fácil de ser usada, até porque, eu mesmo sou um usuário assíduo da nossa enciclopédia eletrônica.

Heurísticas de Nielsen

Apesar de achá-lo acadêmico demais, gosto muito de seus livros, pesquisas e ferramentas. Mas se eu tivesse que me comparar ao Nielsen ou Krug, certamente diria que faço um pouco mais o estilo Steve Krug. Contudo, as ferramentas do Nielsen como a análise heurística que propõe são muito eficientes antes de gerar um relatório ou mesmo antes de uma análise cognitiva.

Análise Heurística aplicada à Wikipédia

Com base nas heurísticas de Nielsen [NIE94] fiz um experimento buscando encontrar os problemas da sua "interface de busca", onde encontrei dois problemas da ordem "4" na lista das dez heurísticas, problemas esses diretamente ligados às convenções web, relacionados ao que Nielsen chama de "Consistência de Padrões", sendo que, um considerado grave e outro simples:
  1. A interface de busca não se apresenta onde comumente localiza-se em outros websites, pois fica no lado esquerdo ao centro. Problema grave, pois alguns usuários podem desistir de procurar alguma informação devido à falta de encontrabilidade desta interface;
  2. Em uma pesquisa eficaz (onde o termo pesquisado existe) a página de resposta não dá uma descrição da página encontrada, como os mais diversos mecanismos de busca fazem:

Google.com - Descrição objetivando a boa compreensão

Soluções de Usabilidade

A solução para esses problemas é simples: primeiro, colocar a interface de busca no local correto; e segundo, oferecer descrições relevantes na página do resultado de busca interna.

Por: Erick Formaggio
Colaboração: Juliana Elias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes