Orkut X Social Media Marketing

Marketing no Orkut como oportunidade comercial

Ao ler alguns artigos na internet pude perceber que quando se fala em Social Media Marketing se fala também em Marketing. O Orkut, poderoso canal de relacionamento, que não se refere somente a ligações sociais, mas pode também trazer grandes oportunidades comerciais e de marketing online, podendo aumentar vendas e medir a popularidade de uma marca.

É preciso que, ao avaliar o plano de SMM seja discutida a possibilidade de uma comunidade no Orkut, de um perfil cadastrado, etc, só que é importante saber até onde devem chegar as discussões e as oportunidades comerciais. Sim, pode ser perigoso e pode-se ter um efeito negativo e indesejado pela empresa, além de causar constrangimento caso algum funcionário insatisfeito venha a fazer algum tipo de declaração mais “ácida”.

Nos dias de hoje, utilizar somente uma estratégia de otimização de sites não satisfaz todas as necessidades para a estratégia online de uma empresa. Usuários atualmente procuram informações em comunidades, antes ou depois de procurar nos mecanismos de busca.

O Orkut pode ser uma ótima ferramenta comercial se bem explorada, mas pode ser a razão do fracasso de algum produto ou marca caso seu uso não seja planejado.

Monitoramento de marcas na internet

Uma modalidade de SMM é o monitoramento de marcas na internet. Consiste em acompanhar o quanto e como se fala de uma determinada marca, produto ou serviço na internet, em algumas redes sociais. Pesquisas recentes apontam para o fato que antes de comprar algum produto o consumidor tende a pesquisar em comunidades de relacionamento e fórum de discussões o que se está falando sobre. Na verdade é o velho “boca a boca” na internet.
Sendo assim, é importante que seja medida a popularidade da marca, produto ou serviço no Orkut, pois é comum consumidores satisfeitos (e insatisfeitos também) criarem comunidades para discussões sobre.

Update: 12/01/2009

Vejam só! Agora é possível bater papo pelo orkut:



Aconteceu hoje quando entrei no meu perfil no Orkut.

Update: 07/02/2009

Rede de Conteúdo no Orkut

Observem a imagem a seguir:



Trata-se de um modelo de propaganda que pode ser bem utilizado no Orkut. Agora é possível fazer anúncios na rede de conteúdo do Google Adwords e aparecer em determinadas comunidades, perfis e até em alguma busca por determinada palavra-chave dentro do Orkut.

Comentários

Anônimo disse…
Marketing no Orkut é uma boa ferramenta para as empresas nos dias de hoje!
Parabéns pelo blog!
Álvaro Passos
Anônimo disse…
Muito interessante seu comentário sobre social media e marketing no Orkut. Ano passado li um livro muito interessante sobre o tema, do André Telles, que por sinal se chama Orkut.com

Alex Fagundes - RJ
Anônimo disse…
Concordo com tudo que você disse... estratégia e execução devem ter atenção especial... senão é um tiro nos pés, e um tiro que doe por muito tempo! Social Media Marketing ainda te muito a crescer e a se desenvolver, mas acho que hoje muito pode ser explorado no Orkut... API aberta e desenvolvimento de muitos widgets, agregação de conteúdo através de feeds... isso é muito bom, ações pode ser repensadas a usuários de redes sociais como o Orkut. Mas acho que o maior segredo seja a interação, e saber explorar isso pode ser benéfico até mesmo quando alguma coisa sair errada, assim os comentários evoluem e tem a chance de auto evoluírem! O problema é criar ações que fiquem estagnadas... dai da a chance de um comentário ruin martelar nos olhos de todos... toda vez que um novo usuário vislumbrar determinado tópico ou scrap!

Paz no coração e Luz na razão.
Erick Formaggio disse…
Uma estratégia de Marketing no Orkut deve ser avaliada e bem planejada por empresas, vejo por aí muitas boas oportunidades desperdiçadas!

@Álvaro: concordo plenamente contigo!

@Alex: obrigado pela dica do livro, vou procurar sobre ele na Internet e fazer um update nessa postagem com um tópico sobre o livro.

@Thiago: certamente, estratégia e execução devem ter atenção especial. Concordo também no que tu fala sobre o crescimento desse mercado. Me arrisco até a dizer que o mesmo ainda tem muito o que amadurecer.

Abraço!
Erick Formaggio disse…
"Gestor de redes sociais: conheça uma das carreiras quentes em tecnologia. Cargo é aposta para profissionais familiarizados com redes sociais e conectados com novas tecnologias de interação na rede."
Fonte: Computerworld
Anônimo disse…
Viu Erik... Acabei de ler o novo livro do André Telles – Geração Digital – e achei demais!!! Ele é o mesmo cara que falei antes que escreveu sobre marketing no Orkut. Só que nesse agora ele fala sobre otimização de sites no Google, web 2.0, YouTube, Twitter, muito atual e mais completo que o outro…

Alex Fagundes - RJ
Erick Formaggio disse…
Oi Alex, tudo bem?
Cara, assim que vi teu post (hoje no caso) fui lá e comprei, fiquei hiper curioso!

Um grande abraço e obrigado pela dica!
obs. ah! recomendo tu ler "A Galáxia da Internet"

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes