Roda Mágica: ótimo recurso para SEO

A roda mágica é um recurso muito legal do mecanismo de busca do Google, que possibilita a "explosão de nós", através de uma árvore constituida por grafos, perante determinado termo de busca. Por exemplo, você pode buscar por "inteligência coletiva" e entender, do ponto de vista do Google, o que está relacionado a este tema. Bacana não? Não somente para a encontrabilidade de informações, mas no que se refere ao SEO para o apoio no estudo de palavras-chave do projeto.

Imagem 01: botão "Mostrar opções" para a possibilidade mais tipos de resultados.

Clique em "Mostrar opções" e veja outros termos relacionados com a palavra-chave:

Imagem 02: roda mágica em ação.

Pense em como utilizar isso não somente como recurso de palavra-chave, mas do projeto de SEO em si. Se o Google enxerga essas relações, mostradas através dos grafos, isso, estrategicamente pode ser usado a favor de suas ações. Um exemplo é para o apoio na definição do escopo de conteúdo de um website, para que o mesmo possa se tornar uma autoridade perante determinado assunto. Pense nisso!

Escolha de palavras-chave

A ferramenta pode ser muito bem aproveitada para escolha de palavras-chave. Perceba (Imagem 02) que para cada termo buscado, ela mostra uma variação e tantas outras e possíveis ramificações.

Sendo assim, trata-se de uma abordagem que pode complementar uma escolha de palavras-chave e consiste em procurar e obter as sugestões feitas pela funcionalidade, depois armazená-las em uma planilha ou tabela em algum outro tipo de documento. Perceba também que, ao clicar em cada palavra-chave, através da árvore de grafos, ela vai expandindo ao lado os resultados relacionados. Dessa forma, na mesma planilha você pode alocar alguns dos concorrentes encontrados nos resultados.

Importante! Após isso, faça uma análise dos concorrentes que estão nos primeiros lugares, então entenda: a popularidade de cada um deles; artefatos otimizados nos respectivos websites; idade do domínio, entre outros. Isso lhe dará uma boa noção do que é preciso para aparecer por essas palavras-chave.

Leia mais sobre escolha de palavras-chave no livro: "SEO – Otimização de Sites – Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência Coletiva

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

Pesquisa: Você clica nos Links Patrocinados dos resultados de busca?