Os sites irão acabar? (parte 2 - a convergência)
Se pensarmos, do ponto de vista web, em todas as ações de uma empresa (site, ativações em redes sociais, etc) teremos então um conjunto que poderá ser considerado, como o que gosto de chamar de "ambiente de presença online".
O offline exerce forte influência no que fazemos no mundo virtual. Pense, por exemplo, no processo de encontrabilidade de informações. Onde se inicia uma busca? No mecanismo de busca? Não, em minha opinião. Creio que o processo de busca inicia-se através de uma necessidade, que, como disse, pode se iniciar no mundo offline, no sofá de casa.
Assim, é natural a convergência entre essas mídias, no entanto, em alguns casos é associada a um planejamento, por parte de diretores e produtores. Na televisão brasileira, pode-se citar vários exemplos. Dentre eles, a novela de Manuel Carlos "Viver a Vida", na rede Globo, que apresenta um ponto de convergência interessante. Uma das personagens possui um blog, que foi inclusive citado em um dos capítulos da novela. Nesse blog, além das palavras da personagem, é possível encontrar também comentários de telespectadores da novela. A personagem que "mantém" o blog, escreve frequentemente sobre as coisas que estão acontecendo em sua vida, de modo que é possível perceber que o blog trabalha como um complemento a informações secundárias que não possuem muita atenção e foco na novela na TV. Nos comentários, os telespectadores provocam a personagem em relação ao tema e expõem suas opiniões.
Nesse sentido, a convergência pode colaborar e trabalhar a favor do processo de busca também.
Obs: Para escrever esse post houve uma convergência entre várias ferramentas, algumas offline e outras online. Parte da idealização aconteceu em um café aqui em Porto Alegre, enquanto eu lia o livro que utilizei como referência. Fiz algumas anotações, pesquisas e fui idealizando e organizando as informações mais importantes.
Todo processo criativo nasce da convergência de diversas fontes de informações. Pensem nisso!
:)
abs!
Referência
"Cultura da convergência" - Henry Jenkins, 2009
O offline exerce forte influência no que fazemos no mundo virtual. Pense, por exemplo, no processo de encontrabilidade de informações. Onde se inicia uma busca? No mecanismo de busca? Não, em minha opinião. Creio que o processo de busca inicia-se através de uma necessidade, que, como disse, pode se iniciar no mundo offline, no sofá de casa.
Filmes, bandas, novelas e redes sociais
Imagine, por exemplo, um filme que está passando na televisão. Ao assistir o filme, e surpreender-se com a atuação de alguma atriz ou identificar-se com o enredo, o usuário poderá acessar a Internet, procurar mais informações sobre o filme, encontrar fóruns, blogs, notícias, sites oficiais, entre outros, que complementam aquelas informações.Imagem 01: resultados para Matrix no Youtube. Muitos trechos do fime, com detalhes comentados por fãs e desenhos relacionados.
Imagem 02: comunidade sobre o filme Matrix. Discussões e vídeos relacionados.
Imagem 03: vídeos dos artistas da Nuclear Blast.
Assim, é natural a convergência entre essas mídias, no entanto, em alguns casos é associada a um planejamento, por parte de diretores e produtores. Na televisão brasileira, pode-se citar vários exemplos. Dentre eles, a novela de Manuel Carlos "Viver a Vida", na rede Globo, que apresenta um ponto de convergência interessante. Uma das personagens possui um blog, que foi inclusive citado em um dos capítulos da novela. Nesse blog, além das palavras da personagem, é possível encontrar também comentários de telespectadores da novela. A personagem que "mantém" o blog, escreve frequentemente sobre as coisas que estão acontecendo em sua vida, de modo que é possível perceber que o blog trabalha como um complemento a informações secundárias que não possuem muita atenção e foco na novela na TV. Nos comentários, os telespectadores provocam a personagem em relação ao tema e expõem suas opiniões.
Nesse sentido, a convergência pode colaborar e trabalhar a favor do processo de busca também.
A palavra-chave nasce na necessidade
Em todo esse processo, é possível perceber que a busca nasce quando existe uma necessidade. Ninguém liga o computador à toa para entrar em algum mecanismo de busca e encontrar algo. Quando se pensa no que é importante para o posicionamento online, para esse ambiente de presença online, é preciso imaginar como as pessoas buscam informações e, como mencionei, o processo pode começar fora do ambiente virtual, em "subúrbios do mundo offline". A busca através de ferramentas e interfaces de busca na web se transforma somente em um intermediário:Imagem 04: processo de busca onde o mecanismo de busca é um dos intermediários.
- Informações sobre o local, comércio e lojas próximas ao prédio;
- Detalhes sobre a vizinhança, histórico do bairro (alagamentos, acidentes, etc); e
- Se o imóvel está sendo vendido na planta, geralmente os mais criteriosos gostam de ter acesso a detalhes da construção, principalmente sobre encanamento, parte elétrica entre outros detalhes importantes.
Imagem 05: possibilidades de visibilidade através de alguns recursos online.
Obs: Para escrever esse post houve uma convergência entre várias ferramentas, algumas offline e outras online. Parte da idealização aconteceu em um café aqui em Porto Alegre, enquanto eu lia o livro que utilizei como referência. Fiz algumas anotações, pesquisas e fui idealizando e organizando as informações mais importantes.
Todo processo criativo nasce da convergência de diversas fontes de informações. Pensem nisso!
:)
abs!
Referência
"Cultura da convergência" - Henry Jenkins, 2009
Comentários
Abraço e parabéns pelo artigo.
Valeu pela visita, volta mais!
abs!