Dicas de Twitter: básicas!

O Twitter é uma espécie de Microblogging perfeito para o envio de mensagens rápidas de qualquer natureza. Nele, é possível indicar links interessantes, seguir personalidades, amigos, perfis oficiais de sites e empresas. Entre algumas empresas que estão no Twitter, encontram-se a Dell, Southwest, Ford, entre outras.

O "seguir", que tanto se fala no Twitter, é o ato de se conectar a uma pessoa e poder visualizar as mensagens enviadas.

Usando o Twitter

Para usar o Twitter, primeiramente abra uma conta acessando twitter.com. Em seguida, clique em "Sign up Now" e forneça as informações: nome, nome de usuário que será utilizado para o seu endereço de Twitter, senha e e-mail.

Dados para criação de conta no Twitter.

Na tela seguinte, é possível convidar seus contatos de e-mail para que entrem na ferramenta ou mesmo, caso já a tenham, começar a seguir você. Caso queira pular essa parte, basta clicar em "Skip this step". Geralmente, na próxima tela, o Twitter também faz uma sugestão de algumas personalidades e empresas que você pode seguir, dentre elas: Michael Moore, CNN, Life.com, entre outras. Há muitas empresas e pessoas famosas utilizando o Twitter.

Para começar a deixar suas mensagens, basta escrevê-las dentro da caixa "What are you doing?" e clicar em "Update". Não esqueça de que há um limite de 140 caracteres.

Para mandar mensagens direcionandas a uma pessoa no Twitter, basta colocar o "@" na frente do nome de usuário do respectivo. Por exemplo, se você for mandar uma mensagem para mim, meu nome de usuário no Twitter é "erickformaggio", então, para me enviar uma mensagem será necessário colocar "@erickformaggio" para que eu veja a mensagem no meu Twitter. As pessoas que seguem o seu perfil também verão a mensagem.

Enviando mensagem a um usuário do Twitter.

Caso você tenha visto uma mensagem (Tweet) interessante de alguém que você segue e quer replicar, faça um Retweet. Isso significa que você irá passar a mesma mensagem, referenciando o autor para seus seguidores, ou seja, as pessoas que seguem você. Para isso, na frente da mensagem, basta colocar um "RT:" seguido do nome do autor. Por exemplo:

Mensagem (Tweet):
O SPFC é o melhor time do mundo.

Retweet:
RT: @nameuser O SPFC é o melhor time do mundo.

Além desse recurso, é possível também utilizar as chamadas hashtags, que servem para identificar determinado tema. É também uma forma de dar destaques para assuntos importantes. Para transformar uma palavra-chave da mensagem em hashtag, basta acrescentar um "#" na frente da palavra.

Mensagem com hashtag:
O #SPFC é o melhor time do mundo.

As hashtags se transformam em links na rede Twitter e, ao clicar em uma delas, você será redirecionado a uma tela que mostrará as últimas mensagens relacionadas ao tema.

Além disso, é possível realizar o envio de mensagens diretas para um usuário. Para isso, basta acrescentar o "d" na frente do nome de usuário, só que dessa vez sem o @, por exemplo:

d nameuser O SPFC é o melhor time do mundo.

A mensagem, então, será vista somente pelo usuário.

Ferramentas úteis para o Twitter

Uma ferramenta simples e fácil para quem utiliza o Firefox, é o "TwitterFox". Trata-se de um complemento para navegadores Firefox. Ele premite que você veja mensagens enviadas para você, Tweets das pessoas que você segue e as mensagens diretas.

Tela do Twitter Fox

Outro recurso interessante para quem quer buscar informações é o Twitter Search. Trata-se de uma espécie de mecanismo de busca para Twitter, onde as informações são atualizadas conforme os usuários postam sobre a respectiva palavra-chave buscada.

Twitter Search

Dúvidas ainda sobre algum detalhe do funcionamento? Pergunte via comentário que eu respondo fazendo um update, ok?
Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes