Encontro Locaweb 2009

Ontem (21/05/2009), fui no 11º encontro anual da Locaweb em Porto Alegre e gostei muito. Trata-se de um evento organizado pela Locaweb, com o objetivo de discutir tendências e temas relacionados à Internet e ao Marketing Online. Geralmente participam desse evento profissionais de Web, e é comum encontrar por lá tanto gente experiente, quanto a gurizada nova que está começando.

O evento estava bem organizado, em minha opinião, e os palestrantes de forma geral, atenderam bem a expectativa do público, que estava lá para ouvir um pouco da história desse pessoal que trabalha com Web há algum tempo e tem muito para contribuir. Os destaques são para as palestras do Marcelo Tripoli, que falou bastante sobre novas mídias e algumas tendências de inovações dessas mídias; a palestra do Gilberto Mautner, que comentou bastante sobre como a Locaweb está utilizando as redes sociais para sua operação; e um destaque final para a Martha Gabriel que falou bastante sobre otimização de sites em sua palestra.

Empregabilidade e as Redes Sociais

Uma das coisas que me chamou a atenção foi o painel realizado sobre o tema "Empregabilidade Web 2.0". No painel, algumas pessoas importantes (e que são referência no mercado) como Cesar Paz da AG2 (presidente), Rene de Paula da Microsoft, assim como os palestrantes que citei anteriormente, discutiram sobre como se portar na hora de buscar uma boa colocação no mercado e como as redes sociais podem colaborar nessa busca.

Palestrantes falando sobre empregabilidade nos dias de hoje.

O fato é que, nos dias de hoje, muitos recrutadores, que as vezes são os próprios gerentes ou mesmo diretores de determinadas áreas, utilizam-se do meio social para buscar mais informações sobre o candidato, e, sinceramente, penso que isso não é pecado, e sim uma fonte a mais de dados. O curriculo convencional é algo muito limitado, além de ultrapassado.

Cesar Paz, experiente no mercado, em um determinado momento disse que contratar é uma arte (ou algo muito parecido com isso), e realmente é. Para quem está no mercado há algum tempo é comum ter 30 vagas abertas, 80 pessoas concorrendo a essas vagas e somente 3% realmente habilitadas. A que se deve isso? Na minha opinião, falta do perfil adequado.

Utilize as Redes Sociais

Utilize as redes sociais a seu favor. Sim, é possível utilizar as redes sociais para divulgar suas idéias, seus trabalhos e comunidades ligadas a tendências, bem como pertencer àquelas sobre assuntos ligados à sua área, pois a rede de profissionais envolvidos e a quantidade de oportunidades presentes é, geralmente, robusta. Dessa forma, a colocação mais adequada ao seu perfil pode estar a poucos cliques de distância.

E para finalizar: parabéns à Locaweb pela iniciativa!

Próximos Eventos Locaweb

  • Rio de Janeiro - 09 de Junho de 2009 - Centro de Convenções Sul América
  • São Paulo - 17 de Junho de 2009 - Centro de Convenções Frei Caneca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes