Conteúdo WEB
O conteúdo de um website é para o usuário aquilo que há de mais importante. Imagine, por exemplo, quando uma pessoa busca por alguma informação sobre um produto. O que ela espera é encontrar um conteúdo compatível com a sua busca.
Quando eu falo de conteúdo, não me refiro somente aos artefatos textuais, mas sim: imagens, vídeos, botões, links e tudo aquilo que irá colaborar para que o usuário encontre a informação que deseja, logo, contribua para o processo de encontrabilidade de informação.
Sendo assim, se o tema do blog é sobre métricas de Internet, você pode ter como assunto: ferramentas, indicadores e casos. Então, é possível ir desenvolvendo os principais tópicos em posts e analisar o sucesso dos respectivos conteúdos através do Google Analytics.
Também há critérios importantes para o "tom" que será utilizado para com os usuários, ou seja, é necessário ter o cuidado para pensar qual o tipo de leitura tem o seu público (AARRON, 2010):
O mesmo vale para vídeos. Pode se tornar complicado, através de palavras escritas, somente, explicar alguma técnica, algum conceito de muita valia, mas que para seu entendimento é exigido determinada atenção. Nesse caso, faça um vídeo onde seja possível explanar, através de algumas palavras, gestos e desenhos em algum quadro, por exemplo, aquilo que para o usuário possui valor informacional.
É relavante informar que, como nem só de texto vive a web, é possível aparecer em resultados de mecanismos de busca através de imagens, vídeos, mapas, entre outros. Sendo assim, pense nesses recursos não somente como artefatos que colaborarão para que o usuário entenda uma determinada informação, mas também para o fator encontrabilidade. Afinal, hoje na Internet há uma convergência entre diferentes tipos de artefatos que irão ajudar nesse processo.
Quando eu falo de conteúdo, não me refiro somente aos artefatos textuais, mas sim: imagens, vídeos, botões, links e tudo aquilo que irá colaborar para que o usuário encontre a informação que deseja, logo, contribua para o processo de encontrabilidade de informação.
Recomendações para conteúdo WEB
Algumas premissas, ao serem respeitadas, podem colaborar para que o conteúdo do site seja mais atrativo aos olhos do usuário. A seguir algumas dicas (AARRON, 2010):- Identifique quem é seu público-alvo e os usuários que você quer atingir;
- Verifique os objetivos e motivações para que os usuários que você identificou naveguem e usem seu site;
- Crie uma lista do conteúdo que desejarão encontrar (veja o exemplo no organograma, imagem 01 e 02).
- Fale com as pessoas do seu público-alvo; e
- Acompanhe as estatísticas de tráfego relacionadas ao conteúdo do seu site (imagem 03) principalmente sobre aqueles conteúdos que fazem maior sucesso.
Imagem 01: Modelo de organograma de conteúdo. A hierarquia dos conteúdos, desde o tema até os tópicos abordados para cada um.
Imagem 02: Exemplo de um organograma do conteúdo de um blog de métricas.
Sendo assim, se o tema do blog é sobre métricas de Internet, você pode ter como assunto: ferramentas, indicadores e casos. Então, é possível ir desenvolvendo os principais tópicos em posts e analisar o sucesso dos respectivos conteúdos através do Google Analytics.
Imagem 03: Para visualizar os conteúdos de maior sucesso no Google Analytics, vá em "Content" e depois em "top content" para analisar a performance dos conteúdos do site.
Também há critérios importantes para o "tom" que será utilizado para com os usuários, ou seja, é necessário ter o cuidado para pensar qual o tipo de leitura tem o seu público (AARRON, 2010):
- Se eles são especialistas ou novatos no assunto;
- Em qual velocidade eles estão lendo; e
- Se esperam uma linguagem mais formal ou informal.
Imagens e vídeos também são conteúdo!
Dessa forma, dê maior importância para imagens e vídeos, pois eles colaboram para que a leitura da informação seja mais agradável. Pense em como é bom, principalmente em livros técnicos, quando encontramos imagens que explanam através de esquemas um determinado conceito, processo ou metodologia. Trata-se de uma forma de estruturar o pensamento em prol de algum tema.O mesmo vale para vídeos. Pode se tornar complicado, através de palavras escritas, somente, explicar alguma técnica, algum conceito de muita valia, mas que para seu entendimento é exigido determinada atenção. Nesse caso, faça um vídeo onde seja possível explanar, através de algumas palavras, gestos e desenhos em algum quadro, por exemplo, aquilo que para o usuário possui valor informacional.
É relavante informar que, como nem só de texto vive a web, é possível aparecer em resultados de mecanismos de busca através de imagens, vídeos, mapas, entre outros. Sendo assim, pense nesses recursos não somente como artefatos que colaborarão para que o usuário entenda uma determinada informação, mas também para o fator encontrabilidade. Afinal, hoje na Internet há uma convergência entre diferentes tipos de artefatos que irão ajudar nesse processo.
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