Monitoramento de marca e mercado através do Google Alerts

O Google Alerts (conhecido também como Alertas do Google) é uma ferramenta importante que pode ajudar no aspecto de monitoramento de marcas e assuntos relacionados a determinados mercados. Pense que, ao invés de realizar uma inspeção manual através de mecanismos de busca (buscar por uma palavra e verificar os resultados), com esse sistema é possível receber alertas sobre determinadas palavras-chave que são escolhidas para o monitoramento.

Por exemplo, se você possui uma empresa do ramo de imóveis, é de seu interesse saber o que sai na mídia sobre seus concorrentes, sua própria marca e outras notícias relacionadas ao negócio. Ao cadastrar cada uma das palavras-chave relacionadas no sistema do Google Alerts, ele poderá enviar alertas uma vez por dia em seu e-mail.

Configurações do Google Alerts

Através de sua tela inicial, que possui uma configuração bem simples, é preciso indicar: a palavra-chave a ser monitorada (“termos de pesquisa”), “tipo” que explicarei logo a seguir, a frequência com que deverá ser recebido o alerta (uma vez por dia, semana, etc), o número de resultados e para qual e-mail deverá ser enviado, ou seja, o número de resultados perante determinado termo. No caso da imagem a seguir, percebam que selecionei para até 50 resultados.

tela de configuração dos alertas Google
Tela de configuração de alertas do Google

Em "Tipo" você escolherá qual será a fonte de informações:
  • Notícias – em sua maioria do Google News, ou seja, dos sites presentes no Google News;
  • Web – Sites da web indexados na base de dados do Google que possuem menções para a palavra-chave a ser monitorada;
  • Blogs – blogs que possuem páginas já indexadas no sistema de busca por blogs do Google, além do sistema convencional;
  • Grupos – menções relacionadas a palavras-chave nos grupos e fóruns de discussão.
"O alerta 'Notícias' é um e-mail que informa quando novos artigos se classificam entre os dez principais resultados da sua pesquisa do Google Notícias. O alerta 'Web' é um e-mail que informa quando novas páginas da Web aparecem nos vinte principais resultados da sua pesquisa na Web do Google. O alerta 'Notícias e Web' é um e-mail que informa quando novos artigos relacionados ao seu termo de pesquisa se classificam entre os dez principais resultados da pesquisa do Google Notícias ou entre os vinte principais resultados de uma pesquisa na Web do Google. O alerta 'Grupos' é um e-mail que informa quando novas postagens se classificam entre os cinquenta principais resultados da sua pesquisa dos Grupos do Google"
Fonte: Ajuda Google Alerts
Ao escolher o tipo "Completo" (recomendo esse) será possível receber dados da palavra-chave escolhida de todas essas fontes.

Limitações do Google Alerts

Há algumas limitações dessa ferramenta que convém serem comentadas. No caso do Google News, caso uma grande agência de notícias não esteja cadastrada na ferramenta, há chances de não aparecer nos alertas. Dessa forma, algumas fontes importantes de notícias poderão não ser consideradas. Outro ponto a se colocar é que não são listados resultados de sites de redes sociais que exigem login e senha para acesso de leitura.

Dica final: trabalha com SEO? O Google Alerts é uma ótima ferramenta para link building! Pense nisso!

Comentários

Marcelo Gomes disse…
Muito legal, comecei a usar essa semana para ficar por dentro do mercado relacionado ao meu negócio. Tem algum outro fora esse?
Erick Formaggio disse…
Olá Marcelo,
Existem outros sim. Nesse caso, robôs com uma lógica parecida com a do Google Alerts. Recomendo que tu dê uma procurada no Google, mas creio que dependendo de suas necessidades o Google Alerts seja bastante útil.

abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes