Estratégias de Marketing Online

Para uma empresa, aparecer na web é funcamental nos dias de hoje. Todos já sabem que não basta ter um site somente. É preciso mantê-lo, fazê-lo atrativo, buscar uma audiência segmentada, entre outras ações necessárias para que este tenha sucesso. Muito se fala em search engine marketing, redes sociais e outros que unidos e integrados podem colaborar para a competitividade de um website.

Decidi reunir nesse post algumas dicas que podem ser úteis a quem pretende investir em uma estratégia online.

Integração entre estratégias

A integração entre estratégias de marketing online como as relacionadas a banners, ações em sites de redes sociais, e-mail marketing, search marketing, dentre tantas outras, deve ser uma premissa básica quando se fala em como operar um negócio através da Internet. Quando integradas, essas estratégias tendem a trazer bons resultados e, assim, dispor competitividade a um negócio.

Pense no caso de um negócio relacionado a mesas e cadeiras. Peças publicitárias podem ser vinculadas como banners em alguns portais e blogs relevantes ao negócio. Nesta linha, gadgets com aplicativos úteis podem ser disponibilizados para que sejam distribuídos naturalmente entre as pessoas que se interessarem, “viralizando” assim a peça, bem como uma determinada marca. É importante que esses gadgets possuam alguma funcionalidade útil para que o usuário se interesse em colocá-lo em seu blog, perfil em rede social, etc.

Cláudio Torres, em seu livro “A Bíblia do Marketing Digital”, explana algumas estratégias de marketing digital e, em uma tabela, organiza cada uma delas junto a possíveis ações. Fiz uma adaptação dessa tabela, com o objetivo de expor como podem ser constituídas essas estratégias de marketing em um negócio na Internet. Utilizarei como exemplo a aplicação a uma loja de instrumentos musicais:

Tabela com estratégias de marketing online

Um exemplo de integração entre estas estratégias seria: ao elaborar um gadget que tivesse alguma funcionalidade útil a músicos, este poderia ser noticiado no blog do site, com um artigo especial, sobre como usar a funcionalidade. No Twitter, após o envio do post no blog, pode-se enviar o link do artigo junto a um comentário. O lançamento dessa funcionalidade pode ser noticiada através da newsletter mensal e conforme o buzz (burburinho) for gerado nos sites de redes sociais, o perfil da loja pode entrar em contato com alguns usuários e colaborar com eles, caso tenham dúvidas ou reclamações sobre o funcionamento do gadget. É interessante, caso aconteça, ouvir quais são as necessidades desses músicos, de modo a idealizar outros gadgets ou mesmo artefatos que possam ser úteis e também “viralizados”.

No próximo post vou falar sobre algumas métricas básicas que podem integrar ainda mais essas estratégias.

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