Inteligência de Mercado

Essa semana a Viviane Macedo publicou um artigo bem legal no seu blog, falando sobre a inteligência de mercado e a Internet, ou seja, sobre como é possível realizar planejamentos para negócios com base em análises realizadas através da web.

A consultora abordou impressões sobre: análise do endereço virtual da empresa, seus concorrentes, posicionamento dos mesmos por palavras-chave importantes ao negócio, bem como outros dados que reunidos fazem parte de um mix que se transformará em um planejamento adequado, com objetivo de obter resultados que tragam o ROI.

Viviane explicou também sobre a importância do monitoramento em redes sociais. Nessas redes é possível encontrar informações sobre os desejos do consumidor, seus desejos, dúvidas, entre outros dados.

Comentei com Viviane que na Internet é possível diminuir a dissonância cognitiva em relação aos reais hábitos dos consumidores:
"Velhos hábitos de consumo também estão mudando por causa disso, no entanto, o comportamento das pessoas parece o mesmo. Há evidências de uma diferença entre comportamento e consumo, isso poucos parecem perceber. O que os analistas estatísticos como Tancer (2009) chamam de “dissonância cognitiva”. Isso está cada vez mais evidente.
Na Internet é possível uma análise de toda a "virtualização" existente, em poucos minutos. O posicionamento em mecanismos de busca e dados sobre como o consumidor procura por produtos e serviços, por exemplo, é muito simples quando comparado aos métodos antigos.

Inteligência e Gestão Estratégica Digital

Recentemente comentei sobre alguns desses pontos em um artigo sobre gestão estratégica digital. Resumindo, algumas das premissas básicas são:
  • Conhecer os concorrentes na Internet;
  • As estatísticas do mercado;
  • Realizar um projeto adequado para o desenvolvimento do site, integrado com as outras estratégias da empresa; e
  • Criar indicadores para medir o sucesso das operações.

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