Gestão Estratégia Online

Como elaborar uma Gestão Estratégica Online

A Gestão Estratégica Online pode ser entendida como o trabalho de elaborar e manter uma estratégia, onde determinada empresa possa operar e cumprir estratégias online que tragam algum tipo de valor à empresa. Tenho visto, ultimamente, muitos sites onde critérios de Search Engine Marketing (Otimização de Sites e Links Patrocinados), redes sociais, usabilidade e métricas têm sido amplamente utilizados. Porém, em algumas ocasiões existe a falta de uma Gestão Estratégica Online, de algo que mantenha a estratégia do site e do próprio negócio no mesmo caminho. O mais surpreendente é que esses websites -representações eletrônicas de suas empresas- conseguem um número relevante de negócios, mas ficam distantes de casos de sucesso.

Falo da falta de planejamento, estratégia e missão do site alinhado junto ao planejamento estratégico das empresas. Nesse caso, esses sites acabam se tornando simples cartões de visita. Infelizmente em pleno ano de 2009, algumas empresas ainda tratam seus websites como páginas representativas sem algum objetivo funcional atraente aos objetivos das empresas.

Gestão Estratégica Online

A função operacional do site precisa estar totalmente aliada ao planejamento estratégico da empresa. Sim, o site deve transmitir exatamente a mensagem e o objetivo operacional do mercado que constitui o universo dessa empresa. Por exemplo, no caso de uma empresa de software, essa pode disponibilizar em seu site números de suporte, atendimento online, links para atualização, canais para reclamações e sugestões, e venda de software. Nesse caso os objetivos funcionais seriam:
  • Suporte
    • Informar números de suporte;
    • Fornecer atendimento online, via chat, MSN e Skype;
    • Orientar o usuário dos softwares em relação às atualizações;
    • Contato
      • Disponibilizar formulários para reclamações e sugestões;
      • E-mails;
  • Comerciais
    • Venda de software online.
Então, reconhecidos os objetivos, devem ser identificados os requisitos que levarão o usuário ao cumprimento desses objetivos.

Usabilidade aliada aos objetivos funcionais

Utilizando ainda o exemplo da empresa de software, esta deverá transmitir na sua home facilidades para que o usuário consiga atingir todos os objetivos funcionais pré-determinados pela empresa, como comprar um determinado software por exemplo. Digamos que, no planejamento estratégico do site, este tenha como meta a venda de 12 pacotes de um software, por exemplo.

Perceba que a Usabilidade acaba se tornando nesse caso uma das principais premissas para esse site, pois, se o cliente entrar no site e não conseguir realizar uma compra, o site não consiguirá atingir os indicadores necessários pré-determinados em seu planejamento.

Como elaborar e manter a Gestão Estratégica Online:

  • Conheça seus concorrentes na Internet - faça um estudo de como seus concorrentes estão atuando
    • Pontos fracos e fortes;
    • Objetivos funcionais de seus sites;
    • Atuação em mecanismos de busca;
    • Peça para que algum especialista faça a análise dos sites de seus concorrentes
      • Nesse caso, é interessante que se saiba as qualidades técnicas desses sites, comparando-as através de quadros comparativos uns com os outros;
  • Estatísticas
    • Procure por estatísticas relacionadas ao negócio;
    • Procure também por estatísticas relacionadas ao seu público alvo. Institutos regulamentadores de Internet, IBOPE, entre outros podem fornecer números relevantes;
  • Faça o planejamento para o seu site
    • Crie indicadores
      • É importante que esses indicadores tenham metas;
    • Baseando-se nos pontos fortes e fracos dos concorrentes, defina os requisitos para o site;
  • Desenhe seu mapa estratégico
    • Algumas empresas, ao criarem seu planejamento estratégico, criam mapas estratégicos para sua atuação. Inclua o site neste mapa, verifique sua importância no contexto geral ou crie um mapa estratégico somente para o site.

No final, crie um documento explicativo que contenha detalhes sobre seu negócio juntamente com as informações acima, de forma organizada, interligadas umas às outras com o mapa da sua Gestão Estratégica Online. Numere cada um dos itens importantes e faça uma legenda com os requisitos de cada um. Depois disto, basta colocar tudo em prática revisando sempre que possível a estratégia.

Comentários

Anônimo disse…
Erick.
Sou especialista em Planejamento Estratégico Digital, inclusive estou lançando um livro sobre o tema. Acho que o seu texto está muito bom, mas o PED é muito mais do que você abordou nele.

Abraços
Erick Formaggio disse…
Prezado Felipe,
Concordo plenamente contigo. Certamente o PED é muito mais que este simples "post". O que eu escrevi aqui é não é nem a ponta do iceberg. Trata-se somente de uma abordagem simples do tema. Certamente um livro abordará de forma bem mais completa!
Já existe data para o lançamento do livro? Me avise!
um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes