Redes Sociais
Redes Sociais, comenta Jerry Ledford (2008), são grupos de pessoas ligadas umas as outras por algum tipo de conexão ou interesse comum através de ferramentas como Orkut, Facebook, entre outros. Através dessas redes sociais, quantidades enormes de informações sobre os mais diversos assuntos são reunidos e articulados por usuários.
O LiveMocha, por exemplo, é uma fantástica rede social. É na pratica um curso de idiomas com cara de rede social, onde é possível iniciar em um nível básico e estudar até os níveis mais avançados de diversas línguas. O Orkut hoje é usado por algumas empresas em um determinado momento para a seleção de novos funcionários, mas não somente para isso. É possível medir através de algumas comunidades no Orkut a popularidade de uma determinada marca ou produto. Em verdade, é possível utilizar também de algumas dessas ferramentas, para projetos de otimização de sites.
Um livro que recomendo sobre isso é o "Conhecimento em Rede" dos autores Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno.
O livro explica bem o conceito de comunidades em rede e no final aborda o uso de uma ferramenta o ICOX. Não tive a oportunidade de testar a ferramenta, se alguém já testou me passe um feedback!
A vantagem das redes sociais é que estas colaboram para o crescimento de um todo, do macro, ou seja, de vários. É o velho conceito do vários para vários e uma forte tendência nos dias de hoje!
Redes Sociais usadas por empresas
Empresas podem se aproveitar dessas redes sociais para obter vantagem competitiva. Acompanhe na imagem a seguir, um gráfico elaborado pelo "eMarketer.com" sobre atividades em redes sociais, por empresas americanas:Atividades em redes sociais por empresas americanas
Tendências relacionadas às Redes Sociais
Existe uma tendência forte na internet em relação a colaboração nessas redes, principalmente quando se fala em marketing online. Tenho visto e percebo isso já faz um tempo. Redes sociais como Orkut, Facebook, LiveMocha são cada vez mais usadas por empresas para obter algum tipo de vantagem competitiva, pois proporcionam o "consumer generated media", ou seja, mídia gerada pelo consumidor segundo André Telles (2009). A nova geração de consumidores deixou de ser simples receptora e passou a participar do processo de elaboração conteúdo para a Web.O LiveMocha, por exemplo, é uma fantástica rede social. É na pratica um curso de idiomas com cara de rede social, onde é possível iniciar em um nível básico e estudar até os níveis mais avançados de diversas línguas. O Orkut hoje é usado por algumas empresas em um determinado momento para a seleção de novos funcionários, mas não somente para isso. É possível medir através de algumas comunidades no Orkut a popularidade de uma determinada marca ou produto. Em verdade, é possível utilizar também de algumas dessas ferramentas, para projetos de otimização de sites.
Conceito de Comunidades
Percebo nestas redes sociais o forte conceito de comunidade. As empresas que souberem aproveitar comercialmente esse valor e não somente reagirem a estas tendências, irão colher bons frutos.Um livro que recomendo sobre isso é o "Conhecimento em Rede" dos autores Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno.
O livro explica bem o conceito de comunidades em rede e no final aborda o uso de uma ferramenta o ICOX. Não tive a oportunidade de testar a ferramenta, se alguém já testou me passe um feedback!
A vantagem das redes sociais é que estas colaboram para o crescimento de um todo, do macro, ou seja, de vários. É o velho conceito do vários para vários e uma forte tendência nos dias de hoje!
Comentários
Chris Batistini
Então! Li esse livro também! Gostei bastante e também recomendo! Fala bastante sobre algumas estratégias que podem ser consideradas em redes sociais!
Abs!
volte sempre!