Marketing de Otimização de Buscas na Web

Marketing de Otimização de Buscas

Marketing de Otimização de Buscas ou MOB como alguns preferem chamar é mais uma das definições para SEO (Search Engine Optimization) e otimização de sites. No entanto, o mercado brasileiro prefere usar SEO. Mas para entendimento de todos basta se observar que ambos tratam da visibilidade que um site pode alcançar em um mecanismo de busca, seja ele: Google, Yahoo! ou Live, o três mais utilizados pelo usuário brasileiro.

Livro sobre Marketing de Otimização de Buscas

Gostei muito do livro "Marketing de Otimização de Buscas na Web" da autora brasileira Martha Carrer Cruz Gabriel. A proposta do livro é a de apresentar alguns conceitos essenciais, metodologia e algumas técnicas abordadas pela autora.

Depois de uma boa introdução explicando como foi seu início na área a autora começa o primeiro capítulo com alguns conceitos e reflexões sobre os mecanismos de busca. Particularmente gostei muito da analogia a oráculos digitais, onde Martha explica o auxílio proporcionado por essas ferramentas aos seres humanos.




Capa do livro: Marketing de Otimização de Buscas na Web

No capítulo 2, ao explicar sobre o pagerank e popularidade, a autora faz a analogia de uma página a uma pessoa importante, quanto mais pessoas apontando, mais importante esta se torna. Realmente uma forma bem didática de explicar esse conceito que alguns clientes muitas vezes não entendem.

Gostei também quando a autora apresenta uma "Metodologia de Gestão de MOB", onde ela propõe uma metodologia prática para o trabalho de SEO que consiste em análise, escolha de palavras-chave, otimização e monitoramento.

O livro foi muito bem escrito, cheio de referências, ferramentas e bons argumentos técnicos. Creio que é importante valorizar esse tipo de literatura, mesmo porque, é difícil encontrar livros de SEO na língua portuguesa. Pelo menos a maioria dos livros que usei para consulta e estudo até hoje são em inglês. Para os mais experientes na área vale a pena comprar o livro e ter uma outra visão do assunto, para os iniciantes recomendo sua leitura por ser simples e didático.

Mais recomendações de livros:

Comentários

Estava sentindo tua falta!!! Gosto de ler o que escreves. abraços
Bernardete
Erick Formaggio disse…
Olá Teresinha!
Foi por um bom motivo!!! Férias!!!
abraços!
Erick
Josi Guimarães disse…
O livro é realmente esclarecedor pra quem está começando na aventura do Marketing on line assim como eu!
Quando comecei a ler o livro já havia lido alguns artigos na web sobre o assunto, mas pra quem está em início de carreira essas misturas de siglas bagunçam um tanto a cabeça da gente!
O livro foi essencial nesse sentido, dar uma direção aos meus estudos e me iniciar mais corretamente no tema!
Eu terminei de ler o livro semana passada, mas com certeza minha leitura não ficará por aí! Quero reler alguns itens e escrever algo sobre o que eu aprendi no blog que estou tentando criar pra me ajudar a entender melhor td isso, o difícil é tempo pra me dedicar a ele! rs Abraços!!!
Erick Formaggio disse…
Olá Josi!

Realmente o livro é muito bom pra quem está começando e logicamente a forma como a Martha escreve, bem como, sua didática ao escrever ajudam o leitor a entender melhor esses conceitos.

Um blog realmente é o melhor lugar pra se aprender, concordo contigo!

Sobre tempo, nem me fala, eu mesmo não atualizo meu blog com um artigo faz tempo!!!!!

Abraços!!
Erick

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes