Métricas para Blogs

Já faz um tempo que estou querendo escrever sobre isso, mas acabo sempre esquecendo. Não que não seja importante, pelo contrário. Com o crescimento do número de blogs considero cada vez mais importante avaliar esse tipo de medição, para que seja possível avaliar e propor esratégias de sucesso para essas ferramentas tão poderosas, os blogs.

trackPageview

Uma das últimas configurações, que andei testando aqui no blog, foi a codificação de links de saída, onde basta colocar a função "_trackPageview" do Google Analytics e codificar o link com o nome desejado para calcular suas saídas únicas, onde o link faz referência a outro site. É bem simples, acompanhe o código exemplo a seguir:

<a href="http://www.fulano.com/" onclick="javascript: pageTracker._trackPageview('/saida/fulano');">Fulano</a>

Uma dica para aqueles que usam CMS's que geram "zilhões" de parâmetros (ex: dominio.com/123?wsmnrjhid45-fiomwoifmeiow) na URL é usar essa função para exibição de página virtual com o nome escolhido no Google Analytics. Só que uma dica melhor ainda para quem sofre com esse tipo de URL é fazer uma reescrita no servidor. Isso melhora a análise de dados e ainda ajuda na hora de elaborar a estratégia de otimização de sites.

"As vezes pode ser difícil relacionar os URLs criados por um sistema CMS ao conteúdo real da página. Para evitar esse problema, você pode usar a função pageTracker._trackPageview para criar uma exibição de página virtual com o nome escolhido" - Ajuda Google Analytics

Estatísticas úteis para Blogs

Vamos falar um pouco das principais métricas para blogs, três neste post. E quando eu falo de métricas, estatísticas e medições para Web lembro de um livro em particular que não me arrependo de ter comprado: "Web Analítica: Uma hora por dia". Só pra não esquecer, o autor tem um blog que se chama Occam’s Razor,vale a pena dar uma passada lá!

Fiz um "the best" das métricas mais legais indicadas para blogs, pelo autor neste livro. Então mãos à obra!

Frequências Gerais

Uma tabela de frequência é muito útil para medir o resultado de uma variável, segundo Bussab & Morettin(2004), é uma medida que considera a proporção de cada realização em relação ao total. Nada mais nada menos, que a soma da repetição de uma (frequência) determinada variável. No caso do blog por exemplo:
  • Visitas
  • Visitantes únicos
  • Assinantes
Então é possível organizar uma tabela com as principais frequências para o caso do blog. Avinash chama essa tabela de "índice de leitura única do blog". Para colher os números necessários serão usados o Google Analytics e o FeedBurner, este último para frequências relacionadas a assinantes de RSS.

A tabela a seguir é encontrada no livro de Web Analítica do Avinash, e mostra cada uma das variáveis, somando na última coluna "visitantes únicos" e "assinantes da alimentação diária média":



Segundo Avinash, a variável "Leitores únicos do blog" permitirá monitorar os acessos dos leitores gerais do blog. Temos aí a primeira métrica "Índice de Leitura Única".

A segunda métrica que vamos ver é a "Taxa de Conversão".
"Os blogs, por sua natureza inerente, são sociais e uma razão básica para sua existência é travar uma conversa com os leitores. (Do contrário, você terá um website e uma página web, não um blog ou envios do blog) A conversa poderia ter muitas formas, porém, uma das mais simples são os leitores tendo uma conversa com você através de comentários em seu blog ou através de envios em seus blogs (e enviando-lhe retornos)" - Avinash, "Web Analítica: uma hora por dia"
O autor propõe a taxa de conversação que segundo o autor é a "Taxa de Conversão" do blog: número de comentários + retornos (respostas) durante um período de tempo / pelo número de envios durante o período.

Todos os que tem um blog na internet sabem que por um tempo a escrita diária ou semanal é solitária, pois pelo blog ser novo, dificilmente alguém irá comentar. Penso que essa métrica seja bem interessante pois será possível medir mês a mês quanto seu blog cresce em participantes ativos, aquele pessoal que entra, lê e participa.

Finalmente a terceira métrica "Custo de Propriedade do Blog", logicamente o blog tem algum custo, seja ele: hospedagem, registro domínio, tempo, entre outros possíveis. Sendo assim, essa métrica tem como objetivo saber quanto se investe no blog, para que posteriormente seja possível calcular os ganhos em oportunidades e outros meios.

Avinash propõe para blogs pessoais: variáveis relacionadas a custo de hospedagem e tempo investido. A soma dessas duas variáveis seria basicamente o custo de propriedade, mas como o autor mesmo diz, para blogs comerciais pode ficar um pouco mais difícil calcular, então é preciso avaliar de forma cuidadosa o caso.

E finalmente os dados!

Com essas três métricas será possível pegar uma cerveja na geladeira e iniciar as medições relacionadas ao seu blog, lembrando que: são só algumas métricas! Nem mencionei posicionamento de palavras-chave, popularidade do blog e ROI. Cada caso tem que ser avaliado e customizado.

Relacionados:

Comércio Eletrônico no Google Analytics
Treinamento de Google Analytics
Funil de Navegação no Google Analytics
Meta para Google Analytics
Google Analytics no Blogger
Google Analytics

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes