Otimização de Sites
Baixe o "E-Check-Escore" - Checklist-SEO para análise de sites
Conceito mais conhecido pela sigla SEO, do inglês "Search Engine Optimization". Envolve esforço técnico e relacionados à popularidade de um website, para posicioná-lo nas primeiras páginas de resultados orgânicos dos mecanismos de busca como: Google, Yahoo, Bing, entre outros. Alguns conhecem o conceito também como otimização para resultados orgânicos, pois não há classificação humana, ou seja, todo o trabalho de indexação e classificação de sites e suas páginas web é realizado por um agente, conhecido popularmente como robô. Trata-se de um agente autônomo com inteligência artificial que através de seus algoritmos realiza a análise das páginas de um site com o objetivo de entender sua importância perante determinado assunto.
Imagem 01: resultados orgânicos do Google onde a Otimização exerce influência.
Perceba na imagem 01 que dois quadros numerados destacam cada um dos resultados de busca. O quadro 1 destaca a busca orgânica onde a otimização exerce influência, ou seja, através da otimização do site o mesmo irá figurar naquele resultado, o resultado orgânico. O quadro 2 destaca os resultados de link patrocinado, logo esses resultados não são influênciados pela otimização. Sites podem figurar nos dois resultados, no entanto, precisa estar apto (atender as premissas de SEO) a aparecer na busca orgânica e também elaborar uma campanha de link patrocinado.Marcelo Silveira (2002) define a Otimização de Sites como:
"O trabalho de melhorar a interação de um site com as ferramentas de busca, para que ele seja encontrado mais facilmente (...)".
Como funciona?
Para otimizar um site são necessários esforços on page e off page (MARTA, 2008):- On page: são esforços técnicos para adequação do código fonte das páginas de um site respeitando padrões internacionais de codificação, com o objetivo de facilitar a entrada e navegação do robô do mecanismo de busca que irá definir por quais palavras-chave o site deve aparecer;
- Off Page: está relacionado a otimização externa do site, ou seja, aos links que apontam para o mesmo, preocupando-se não somente com a quantidade de links mas a relevância e importância de cada um deles.
- Contrução de URLs amigáveis;
- Elaboração de meta informações;
- Estrutura de links;
- Estrutura de páginas;
- Utilização de atributos e recursos de código; e
- Melhoria do código html gerado.
Itens relacionados à popularidade do site também são importantes. Um dos itens de popularidade que deve ser bem observado é a questão dos links externos que o site possui, ou seja, aqueles links que apontam para o site. O Google, por exemplo, considera esses links como votos através de um cálculo conhecido como PageRank.
A melhor maneira de conseguir links externos para seu site é criar bons conteúdos para que sirvam de referência, dessa forma outros websites irão fazer links para seu site.
A imagem 02 ilustra um acontecimento natural da Web, onde websites em geral se ligam uns aos outros através de links. São nessas ligações que o Google e outros mecanismos de busca encontram sites e determinam a relevância de cada um.
O que concluir?
Pode-se concluir que o objetivo principal da otimização de sites é fazer com que determinado site seja encontrado pelo usuário que procura o conteúdo que se relaciona a este.Mais artigos sobre Otimização de Sites:
Artigo: Otimizando sites para obter resultadosMenus e links de Navegação
SEO e Usabilidade no New York Times
SEO e Usabilidade no New York Times 2
URL otimizada no Blogspot
Wikipédia X SEO
Otimizando o Código para o robô
Como aparecer nos resultados de Busca
Livro sobre Otimização de Sites
Canonização de Domínio
Microformatos apoiando a Convergência
Busca Vertical e vantagens de sua utilização em SEO
Comentários
Parabéns pelo blog!
abs!
Com certeza a otimização de sites irá ajudar e muito empresas que tem essa necessidade de figurar em resultados de busca. Otimizar um site adequadamente para palavras-chave relevantes ao negócio é o ponto mais importante deste conceito!
Obrigado pela visita!
Não conhecia teu blog ainda, gostei muito e já está nos meus favoritos.
abs
Em minha opinião os melhores livros de Otimização de Sites são os gringos. Pessoas como Hunt, Ledford, entre outros escreveram ótimos livros sobre. Isso não significa que alguns autores brasileiros não tenham escrito livros com qualidade. Um que eu li e posso te indicar é o da Martha Gabriel.
Abraço!
abs!
volte sempre!
abs
Postei um link para o Guia básico de otimização de sites do Google aqui nesta página mesmo. É só clicar e baixar! Se tiver alguma dúvida me avise!
abs!
Erick