Crítica do Google e ao Google

Estava lendo o blog do Juliano Barreto agora pela manhã, um artigo do dia 14/04/2008. O Juliano comenta sobre um especialista em "internet marketing" chamado Jack Spirko. Pelo que eu entendi o cara publicou uma carta aberta ao Google reclamando de algumas declarações políticas da empresa, onde segundo ele tratam os profissionais de SEO como inimigos. O Juliano colocou uma versão traduzida da carta no blog, vou replicar a seguir, para a avaliação de vocês:
"Querido Google,

Como uma pessoa que otimiza conteúdo para sistemas de busca antes do Google ser um sistema de busca, deixe-me dizer que eu admiro o trabalho que vocês realizaram e os segmentos que vocês criaram, que beneficiam tantos de nós. Também queria dizer que eu e muitos outros SEOs* se resentem de que vocês trabalham pesado para fazer nossas vidas miseráveis, espalhando propaganda negativa sobre nós e geralmente nos culpando pelas limitações do seus serviços de busca.

Para ser franco, quando uma pessoa faz uma pesquisa e não consegue encontrar aquilo que está procurando isso não acontece por causa de um malévolo SEO que otimizou páginas de spam. Muitas vezes isso ocorre porque o Google falha em encontrar resultados relevantes e às vezes o usuário não é capaz de buscar o
termo adequado para a sua pesquisa.

A lista a seguir mostra porque o Google não poderia existir sem os SEOs.

  • A Cauda Longa - Atualmente os internautas usam cada vez palavras com três ou com quatro letras para pesquisar sobre conteúdo específico. São os SEOs quem vão fundo no data mining para descobrir o que essas pessoas estão buscando e que criam conteúdo específico para essas necessidades. Sem nossa ajuda na construção e na otimização de conteúdo, os internautas veriam sempre os mesmas 30 ou 40 links que são mostrados para os termos genéricos, o tipo de resultado pobre que faz, no primeiro momento, o usuário fazer consultas mais longas.
  • Links - Honestamente vocês não estão aptos a encontrar o conteúdo de qualidade que lhes permite vender seus maravilhosos anúncios que redem bilhões de dólares a vocês. A maioria dos donos de sites simplesmente não entende o que é necessário para indexar e deixar seu conteúdo fácil de encontrar para os seus bots.
  • Até os spammers ajudam - Quando as primeiras versões do seu buscador foram lançadas, havia brechas de segurança pelas quais poderiam passar um aminhão, ou até um navio de cruzeiro, para ser mais preciso. Sem os spammers vocês jamais teriam melhorado seu produto e alcançado o nível atual.
  • Precisamos lucrar - Como um SEO, ou eu torno meu conteúdo lucrativo ou eu torno o conteúdo dos meus clientes lucrativo. Para fazer isso preciso ter um conteúdo válido e útil e a otimização precisa se encaixar com os desejos dos usuários. Se eu simplesmente conseguir deixar uma página sobre ursos panda no topo de uma página com resultados para o termo "animais", isso não fará meu cliente ou minha empresa melhor. Os SEOs não tentam melhorar a posição de conteúdo irrelevante como algumas vezes vocês dizem. Nós fazemos o melhor conteúdo possível chegar até o usuário que está buscando sobre um assunto específico. Os profissionais de SEO são os responsáveis por criar o conteúdo com a forma mais curta e mais precisa de hoje.

Gostaria de propor uma trégua, entretanto sei que certamente isso não acontecerá, pois vocês precisam de alguém para culpar. Nós dois sabemos que o que vocês devem fazer é melhorar seu sistema de busca, então porque vocês tentam nos atropelar com seu ônibus multicolorido?

Concluindo, vocês construíram um sistema que valoriza links sobre conteúdo então não nos culpem por usar isso dessa forma.Estamos apenas fazendo necessário para ajudar vocês a oferecer resultados relevantes para os seus usuários. Certamente nós lucramos por fazer isso, mas basendo-se pelos números dos últimos relatórios financeiros, vemos que vocês estão lucrando muito mais que nós.

Jack Spirko"

O que acham?

Minha opinião: quando um usuário vai até um mecanismo de busca, este procura alguém para ajudá-lo a encontrar alguma coisa. É como quando você vai ao Wall Mart procurar por uma "furadeira bosch". Ao invés de ficar dando voltas e mais voltas pelo supermercado você vai pedir a informação para algum funcionário. Sendo assim, é possível crer que o usuário quer rapidamente, e o fator tempo na internet é vital, encontrar o que precisa, ou seja, que o mecanismo de busca resolva seu problema.

No entanto, por ter boa parte de seus processos automatizados nem sempre o mecanismo de busca entrega aquilo que o usuário procura.

O trabalho de otimização de sites é o ato de tornar um site relevante para uma busca diretamente relacionada ao seu negócio, nem mais, nem menos. Pois ao encontrar um bom resultado o mecanismo de busca terá cumprido seu papel, o otimizador de sites e o site otimizado também.

Comentários

Anônimo disse…
Bah.. erick, muito boa a informação.. Realmente o Google depende dos SEOS para aperfeitoar e facilitar as buscas..
Abraços!
Anônimo disse…
Com certeza Eric, acho um pouco de hipocrisia o Google dizer esse tipo de coisa...Gostei do blog! Abraço!
Anônimo disse…
Concordo plenamente, nosso trabalho é ajudar o robô a encontrar aquilo que é relevante para determinada busca, deixar o site "amigável ao robô" como muitos SEO´s dizem!

Abraço, e parabéns pelo blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes