O título chama atenção, logo é importante!

Tenho lido muito sobre a importância do conteúdo para um website. Internet é feita de conteúdo, e quando penso em mecanismos de busca, otimização de sites, ações relacionadas a conteúdo colaborativo, web 2.0 e disponibilização rápida de informações, penso em conteúdo.

Conteúdo pra mim é tudo aquilo que é "palpável" ao usuário, tudo aquilo que exerce algum domínio dos olhos do usuário, aquilo que o cara olha e interpreta. Para os seres humanos é bem mais fácil interpretar figuras do que texto, até por causa das analogias e da facilidade que o conteúdo gráfico tem em expor idéias.

Livro sobre conteúdo na Web

Estou lendo um livro bem bacana que se chama "Guia de estilo WEB" da Luciana Moherdaui. A autora fala muito sobre jornalismo na web, jornais brasileiros, internacionais, etc. Mesmo na web os jornalistas vivem de conteúdo: escrito, imagens e multimídia. O que mostra um avanço do próprio jornalismo que hoje usa de ferramentas eletrônicas para divulgar notícias. Cito como exemplo o jornal Zero Hora de Porto Alegre, que tem uma edição on-line, oferecendo algumas notícias bem fresquinhas sobre o que acontece na capital do Rio Grande do Sul. Quando quero saber alguma notícia ou mesmo "boato" recente da capital, passo por lá para conferir.

E o mais incrível foi que eu encontrei no prefácio do livro a seguinte afirmação:
"(...)o que chama mais a atenção dos leitores em notícias na WEB é o título das matérias (30%); logo em seguida estão a chamada (25%) e o conteúdo (20%)"
Eu já disse várias vezes que uma das coisas mais importantes de um artigo, matéria ou conteúdo, é o seu título, pois tem fator decisivo na hora do leitor decidir se vai ler ou não. Para o robô também. Se ele encontra palavras-chave no título, dentro de um contexto claro, ao encontrar esta no conteúdo, por que não dar uma boa relevância?

Checklist SEO para conteúdo e Títulos

Outro fator relacionado ao conteúdo: não interessa a quantidade, mas sim a qualidade. Não adianta sair por aí que nem louco escrevendo um monte. Definitivamente, mecanismo de busca bom, não releva quantidade, mas sim qualidade. Então, vamos ao checklist SEO para conteúdo:
  • Chamada atraente e informativa;
  • Título com boas palavras-chave;
  • Ficou extenso? Divida, em duas páginas ou artigos;
  • Exponha informações de difícil interpretação com imagens ou vídeos, principalmente aquelas referentes a números. Não esqueça o atributo "alt" para o uso de imagens; e
  • Muitos parágrafos? Use subtítulos com palavras-chave para dividir a informação!
No mais, é só usar o bom senso para satisfazer os usuários, naquilo que for necessário.

Referências

SEM Brasil
Webinsider

Comentários

Anônimo disse…
Acho que a comparação do título de uma página com uma chamada de jornal para site de conteúdo faz muito sentido, porque ele é o primeiro grande fator de consideração do usuário que está fazendo a busca.

Na verdade, no ambiente Web a construção do título acaba mesclando um pouco do discurso editorial com o publicitário, resultando em uma chamada rica e descritiva a partir de palavras "vendedoras", seja de um produto, de uma idéia ou de um conteúdo informativo.
Erick Formaggio disse…
Concordo contigo Miguel. Resumindo: o usuário precisa ler o título e comprar a idéia. Isso só irá acontecer se o título expor aquilo que o cara está procurando.

Obrigado pela participação.

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