Então surgem os mecanismos de busca wikis...

Li no blog do Juliano Barreto sobre um novo mecanismo de busca, o "Wikia"(http://www.wikia.com/wiki/Wikia). Essa nova ferramenta vem de conceitos relacionados aos "Wikis"(colaboração, código aberto e tudo aquilo que tem participação da massa). Não "botei fé" na hora, mas depois cheguei a conclusão de que pode dar certo para determinados objetivos, como chegar a um algoritmo que satisfaça a todos.

O conceito de colaboração e desenvolvimento de artefatos em massa é bacana, mas até onde pode ser vantajoso? Digo isso por que, mesmo nos conceitos mais "arrasadores" de negócios, alguns podem não dar certo em alguns seguimentos, depende muito do "mapa estratégico" do negócio. Nem todo mundo pode usar a receita de bolo. E a Otimização de Sites como fica nessa história?

Wikinomics

Por coincidência, recentemente comecei a ler um livro que se chama "Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio" dos autores Don Tapscoot & Anthony D. Williams, onde o assunto principal é o conceito de colaboração em massa. Logo no começo do livro os autores citam um case muito interessante sobre a Goldcorp Inc., empresa expressiva na área de mineração de ouro, onde Rob McEwen CEO da empresa resolveu adotar uma solução inovadora para resolver alguns problemas econômicos que a empresa estava tendo, com base em uma idéia que consistia na colaboração.


Case Goldcorp Inc.

Em uma das propriedades da Goldcorp Inc. existia uma dificuldade para encontrar ouro, o que Rob McEwen fez? Disponibilizou todo o material disponível sobre estudos geológicos da empresa desde 1948, com dados relevantes para encontrar os minerais de interesse. Então em março de 2000, o "Desafio Goldcorp" foi lançado com um prêmio de US$ 575 mil para quem achasse 170 toneladas de ouro.

Quem deve achar o ouro?

Na minha humilde visão, a busca, os mecanismos de busca em si servem para resolver problemas. Não sei se haverá muita vantagem em pedir para os usuários começarem a resolver os problemas. Eles querem que as empresas de busca resolvam o problema pra ele. É como o Google experimental que possibilitará aos usuários excluir e incluir resultados. Será que o usuário quer isso? Até que ponto o usuário quer a web 2.0 e suas colaborações? Na boa, não vou dizer o que eu acho, mas o que eu vi: eu só vejo usuários de nível avançado usando e abusando de recursos tipo web 2.0 e tal, como iGoogle, entre outros. Agora vou dizer o que eu penso: como profissional de tecnologia formado nas "artes da ciência da computação", acredito que a web 2.0 vai dar certo, estamos passando por um período de adaptação, mas com o tempo o negócio vinga. Agora, um wikimecanismo-de-busca... Será? Comercialmente acho difícil. :/

No entanto, não vou ser enfático em dizer que não dará certo, mas tenho lá algumas dúvidas que só serão respondidas com o tempo e com o comportamento dos próprios usuários, assim espero. Wikis são bons para resolver diversos problemas, talvez não o da Busca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes