SEO e Usabilidade no New York Times

Estava visitando alguns sites essa semana para usar de exemplo em uma apresentação de slides, onde um dos pontos principais era o princípio de webwriting, que na minha opinião está diretamente relacionado a Otimização de Sites e Usabilidade. Primeiro pelo fato do webwriting propor um conteúdo objetivo, com palavras significantes para determinado contexto sem blablablá e firulas comuns em determinados tipos de texto. Segundo, pelo fato de que isso impacta diretamente na usabilidade já que permite uma exploração rápida do conteúdo sem que se tenha a necessidade de ficar por horas na frente da tela.

Informação e muito conteúdo útil

É assim que acontece no New York Times, um dos jornais mais influentes não só nos Estados Unidos da América, mas no mundo todo. Achei muito interessante a forma como são disponibilizadas as informações, principalmente os resumos rápidos com importantes palavras-chave antes da matéria inteira.

Site Otimizado

Vasculhei o código e percebi algumas coisas bem curiosas, como por exemplo:
  • Falta identação no código
  • Muita lista "ul"
  • Eles usam até o "h5"!!!
  • Datas nas URL´s
Coisas interessantes para a otimização não acham?

Usabilidade

Não fiz nenhuma análise formal de usabilidade, mas "informalmente olhei" e não achei nada grave, inclusive gostei bastante de algumas coisas que encontrei, como o menu no canto superior esquerdo e a ausência de animações.

Não gostei muito da interface de busca... lembro que no livro do Steve Krug vi alguma coisa sobre o campo de busca do New York Times, mas não lembro o quê, exatamente. Vou procurar no livro e postar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes