SEO e Usabilidade no New York Times 2

Depois do último post, fui ao site do jornal americano do qual vos falo, e: naveguei, olhei, testei, ops! Errei! Sim, o site se move... a interface de busca muda, sua estrutura e localização também.

A interface de busca do New York Times

Na página inicial é possível ver uma interface de busca, na minha opinião um pouco confusa, a não ser em livrarias virtuais, onde você escolhe por autor ou título nos demais sites recomendo uma simples caixa de pesquisa com um botão, mais nada. Não faça o usuário pensar!

Um colega de um grupo de discussão sobre usabilidade disse o seguinte:
"Achei o NYT muito preto no branco para o fluxo de informação de um jornal. Gosto de cores(...)"
Realmente, mas acredito que a idéia foi preservar a capacidade cognitiva do usuário, de forma que fosse passada uma idéia de sobriedade, até pelo grande volume de informações, nesse caso a prioridade foi por informação textual, inclusive é possível perceber que não são utilizadas mais do que quatro cores.

Checklist SEO

Fiquei contente ao ver que além de bastante conteúdo, eles utilizam tags relevantes e texto alternativo nas imagens. Então vamos ao checklist SEO:
  • Formatação para títulos (h1, h2) - OK
  • Texto alternativo nas imagens - OK
  • Link no meio de conteúdo - OK
  • Títulos (title) - OK
  • URL´s - Meia boca
  • Texto em negrito (strong) - não
Resultado = satisfatório

Tanto é que, na busca por "jornais americanos" no Google, nosso amigo New York Times aparece em quarto lugar, além de ganhar uma "etiquetinha": Ver resultados para: new york times"

Resultado de busca New York Times
Resultados de: Jornais Americanos

Um outro aspecto a ser considerado é o do endereço, pois quando entrei na primeira vez digitei www.nyt.com, no entanto, vi que o endereço oficial é www.nytimes.com. Na busca por "NYT" no Google adivinha quem aparece?

New York Times na busca por nyt

O Nosso amigo New York Times!

Não me surpreendi quando busquei por www.newyorktimes.com e fui direcionado ao site do New York Times novamente e o mais legal é que os redirecionamentos são todos feitos via servidor. A sacada foi a seguinte: eles imaginaram que muitos usuários poderiam digitar tais endereços com o objetivo de entrar no site do jornal, já que, algumas pessoas ainda têm o hábito de imaginar uma url que esteja diretamente relacionada com o que procura e digitá-la na barra de endereços do seu navegador antes de procurar em algum mecanismo de pesquisa.

SEO e Usabilidade

O New York Times é um bom exemplo de website que cumpre em partes o que se precisa para o sucesso de um site, além do mais o site por si só já vende muito, já existe uma imagem consolidada o que facilita ainda mais as coisas e não exige um site 100% otimizado.

A questão da interface de busca prejudica um pouco, pois confunde o usuário já que é um dos motivos da mudança estrutural do site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes