Livros, blogs otimizados e leitores contentes

"Blog é a contração da expressão inglesa weblog. Log significa diário, como o diário, como diário de um capitão de navio. Weblog, portanto é uma espécie de diário mantido na internet por um ou mais autores regulares. Normalmente apenas um, algumas vezes dois ou três, raramente mais de três."
Hugh Hewitt - "Blog: entenda a revolução que vai mudar o seu mundo", Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007

Acho maravilhosa a idéia de iniciar um post com uma citação. É de um livro que estou lendo sobre a revolução dos blogs na internet. Estou gostando deste livro pois expõe uma visão jornalística sobre a "blogosfera", termo que o autor usa muito e tem a ver com a rede de blogs que é possível encontrarmos por aí.

Capa do livro de Hugh Hewitt - blog, política americana e camaradagem

Estou no comecinho ainda, mas como o autor já faz um belo resumo do que será possível encontrar pela frente, no primeiro capítulo (o que é formidável) já gostei da abordagem, estilo de escrita, entre outras qualidades. É um pouco tendencioso quando fala da política americana, mas como o meu interesse é a crítica ao comportamento dos blogs e blogueiros estou gostando muito.

Eu gosto do formato "Blog" para sites: é bom para SEO, conteúdo, o pessoal comenta, participa. Esse foi um dos motivos para eu mudar para esse formato.

A vantagem do Blog para otimização de sites

Blogs geram muito conteúdo, caso o autor escreva bastante e se tiver um razoável número de leitores que comentam, esses podem gerar ainda mais conteúdo. Isso para o Google é ótimo, o robô se alimenta de informações úteis e apesar da informalidade dos blogs estes são fontes de muitas informações relevantes. Para algumas configurações avançadas deste gerador de conteúdo do Blogspot, encontrei informações importantes em blogs mesmo, para configuração de domínio próprio, entre outras.

Outra vantagem é a de poder gerar conteúdo textual já otimizado, destacando trechos importantes no meio do texto com tags que indicam ao robô a importância de alguma palavra-chave. Tags como h1, strong, etc, são usadas frequentemente por mim no conteúdo, já que esse é a prioridade deste blog, já que o código da ferramenta do Blogspot é quase impossível de otimizar, digamos inviável, então, decidi por otimizar o máximo seu conteúdo.

Trecho de código gerado pelo Blogspot - estilos no fonte

Comentários

Anônimo disse…
Olá, Erick!

Chega a ser irônico o fato de o Blogger ter um código tão sujo enquanto o seu maior concorrente, o Wordpress, apesar dos problemas de duplicação de conteúdo, gera um código muito mais amigável.

Gostei do blog. Adicionei à minha Blogroll :)

Abraço!
Anônimo disse…
Miguel, prazer te ver por aqui!

Com certeza, é irônico. Mas o blogger tem algumas vantagens que junto a um "trade-off" ainda fazem com que este seja a melhor solução no momento, pelo menos pra mim.

Vou escrever mais sobre vantagens e desvantagens do Blogger!

Abraço, obrigado pela visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes