Nuvem de Tags

Nuvem de tags ou como alguns conhecem: tag clouds

O motivo de um site existir é o seu conteúdo, este deve apresentar de forma clara o assunto principal e descrever com inteligência o mesmo. Na internet algumas palavras fazem mais sucesso que outras, quem pode dar essa informação de maneira muito eficiente é o Google Trends que lista as palavras mais "quentes" do momento, ou seja, aquelas mais procuradas em sua ferramenta de busca.

Hoje de manhã (27/11/2007) passei lá para dar uma olhada e a palavra-chave no topo da listagem é "sean taylor dies", que se refere à morte do jogador de futebol americano do Washington Redskins, Sean Taylor. Naturalmente, devido ao fato de sua morte ter sido hoje, os americanos e amantes do futebol americano fizeram buscas por essa palavra-chave. O que fez com que ela aparecesse no topo do Google Trends.

Sistemas internos de alguns sites fazem a contagem de palavras-chave em banco de dados, em alguns casos até na web, podendo medir a popularidade de palavras e marcas (bom para o SMM, estratégias de redes sociais não acham?). Com isso pode-se constituir-se as tags clouds ou como alguns conhecem nuvens de tags, como mostra a figura a seguir:


Figura 1 - nuvem de tags do site delicious

Nuvem de tags, como fazer

A forma mais comum de se criar uma nuvem de tags é através de um "mini sistema" em php ou mesmo em qualquer outra linguagem que permita consultas no banco de dados e contagem das palavras mais populares. Ou seja, o número de vezes que essa palavra-chave foi buscada ou usada de alguma forma "dentro" ou fora do "site".

É possível também criar funções via php para adicionar palavras. Cada palavra adicionada (uma espécie de marcador) recebe um ponto, ou seja, quanto mais uma palavra for adicionada, maior destaque ela tem.

Otimização de sites com nuvem de tags

Para otimização de sites pode-se utilizar das tags clouds para melhorar o posicionamento nos resultados de buscas pelas palavras-chave contidas na nuvem, já que o robô do mecanismo de busca irá encontrar palavras-chave relacionado a determinado assunto e será levado para conteúdo relevante relacionado a essa palavra, mas essa estratégia precisa ser avaliada com muito cuidado. Para questões relacionadas a marketing online, pode-se pensar nessa questão também.

Medindo a popularidade de uma palavra

Como o próprio Google Trends, a nuvem de tags tem como objetivo mostrar as palavras mais quentes no momento, em um site, na web, etc. O usuário ao vê-las poderá entender através de seu destaque, o conteúdo de maior sucesso naquele local por onde navega.

Abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas de Gerenciamento e Produtividade

A pirâmide invertida

LGPD: Conceitos e desafios importantes